Pesquisadora palestra sobre papel social da universidade e da pesquisa científica

Para discutir sobre o papel social da universidade, da pesquisa e da pós-graduação no Brasil, na quarta-feira, 14, a pesquisadora Débora Foguel irá palestrar no workshop Ciência e Sociedade. O evento será transmitido ao vivo às 10h na TV UFMS. Os participantes receberão certificado de presença.

Débora é professora no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e membro da Academia Brasileira de Ciências. No workshop, ela irá discutir sobre desafios e “lendas” sobre alguns indicadores de pesquisa na pós-graduação no Brasil.

“Eu vou iniciar falando um pouco sobre o financiamento, ou ‘desfinanciamento’, da pesquisa no Brasil e sobre a importância das universidades públicas na produção de conhecimento novo. A pandemia escancarou o nosso papel em atender as demandas e necessidades da população brasileira”, comenta. “Em seguida, eu gostaria muito de conversar sobre as obras inacabadas da nossa história, principalmente no que tange a formação de pessoas, de mestres e de doutores em especial”.

A palestra também irá apresentar como a ciência brasileira cresceu em quantidade e qualidade nos últimos anos – “em especial as Ciências Sociais e Humanas, tão atacadas em tempos recentes”, diz -, e sobre a participação das mulheres na formação doutoral no Brasil.

“Para terminar eu também quero compartilhar dados que mostram como as universidades brasileiras interagem com empresas, em igualdade com as instituições pares norte-americanas, desmistificando outra lenda que diz que as nossas universidades não atendem às demandas das nossas indústrias”, finaliza.

O workshop Ciência e Sociedade integra a programação da campanha Eu Respeito, que mensalmente traz temas relevantes para o enriquecimento da comunidade universitária.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno