Conferencia transmedia Denis Renó

Pesquisador da Unesp ministra palestra sobre jornalismo imagético

A coordenação do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul promove na segunda-feira (2 de dezembro), a partir das 9h, a palestra “Pós-fotorreportagem, o jornalismo imagético em narrativas complexas”, com o professor e pesquisador Denis Porto Renó, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, campus de Bauru.

Segundo o coordenador do Mestrado, professor Gerson Luiz Martins, o objetivo é oferecer aos alunos da graduação e pós-graduação, professores e profissionais, a oportunidade de conhecer e debater temas contemporâneos e de interesse para a área de Comunicação. “A palestra faz parte do programa de atividades para qualificação do Mestrado. É uma série de atividades que realizamos durante todo o ano, de acordo com as oportunidades, para fortalecer os estudos da pós-graduação e a pesquisa na Universidade”.

Professor Denis Porto Renó, que é jornalista, fotógrafo e documentarista, explica que “a fotografia faz parte da vida humana, há quase dois séculos. Nesse período, vivemos mudanças expressivas, desde a tecnologia até a relação das pessoas com a própria fotografia. Atualmente, com os dispositivos móveis com câmeras fotográficas acopladas, a fotografia se transformou em algo comum, o que levou alguns teóricos e fotógrafos a acreditarem no fim da fotografia, que dá lugar ao que Fontcuberta (artista conceitual cujas obras mais conhecidas são Fauna e Sputnik,) define como pós-fotografia. Entretanto, esse fim é questionado por outros atores que observam as mudanças de forma positiva e acompanhada por um desafio, a construção de narrativas complexas imagéticas. Essa palestra resulta de uma investigação aplicada que busca compreender e experimentar os potenciais das fotorreportagens contemporâneas que, quando acompanhadas das características apontadas por Fontcuberta, passam a ser denominadas como pós-fotorreportagens” .

Denis Porto Renó é livre-docente em Ecologia dos Meios e Narrativas Imagéticas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru. Possui Mestrado e Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba. É autor de 5 livros publicados na Espanha, organizador de mais de 10 livros coletivos e autor de mais de 50 capítulos de livros publicados no Brasil, Espanha, Equador, Colômbia, Peru, Argentina, México e Portugal. Foi autor de conferências no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Espanha, Equador, México, Peru, Chile, Polônia e Argentina.

Os interessados em assistir à palestra deverão se inscrever na secretaria do Mestrado, localizada ao lado do Banco do Brasil, perto do Corredor Central. A palestra será realizada numa sala de aula do Metrado, no mesmo local.

Gabrielle Tavares Rodrigues (estagiária de Jornalismo) com informações do curso de Mestrado em Comunicação da UFMS

Foto: Arquivo pessoal