Votação popular para escolha das melhores canções do FUC UFMS 2025 já está aberta

A partir de hoje, 8, tem início a votação popular para a escolha das melhores canções autorais do Festival Universitário da Canção (FUC) UFMS 2025, aberta à toda a comunidade. Para participar é muito fácil: basta acessar este link, conferir os indicados, assistir aos videoclipes no canal da TV UFMS e escolher o seu favorito. As votações seguem disponíveis até 4 de novembro.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, encoraja a participação coletiva por meio do voto e o reconhecimento dos finalistas, convidando para que todos apreciem e compartilhem as músicas selecionadas. “A música é uma das formas mais belas de expressar o que somos como comunidade universitária: diversidade, emoção e criatividade. Que essas vozes ecoem por toda a UFMS e inspirem novos talentos a virem conosco fazer cultura”, afirma.

As canções vencedoras do FUC UFMS 2025 serão aquelas que tiverem o maior número de votos no formulário disponível na página do Festival. Assim como em edições passadas, os participantes concorrem a prêmios em dinheiro. Serão R$ 30 mil divididos em dois grandes grupos: vencedores da votação popular e melhores avaliados pela comissão julgadora.

Com relação à votação popular, a novidade da edição deste ano é a inclusão de uma nova categoria na competição, a Canção Popular Urbana, que se junta à Canção Popular Regional e à Canção de Câmara. Além disso, as músicas premiadas serão disponibilizadas no Spotify UFMS.

O Festival Universitário da Canção UFMS é uma iniciativa da Universidade que, desde 1987, proporciona cultura e arte às comunidades interna e externa e a divulgação de novos talentos de Mato Grosso do Sul, por meio de um concurso musical. São parceiros do FUC UFMS 2025 o Governo do Estado, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura e a TV Morena.

Neste ano, a premiação final e a apresentação pública das canções populares serão realizadas no dia 9 de novembro, no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Texto: Raul Delvizio