O programa Vem Pra UFMS realiza mais uma edição do Ciência nas Escolas nesta semana e leva 124 projetos da Universidade para a Educação Básica em nove municípios de Mato Grosso do Sul. Nos dias 31 de maio e 1º de junho, estudantes da UFMS farão apresentações nas escolas das redes municipal e estadual e a expectativa é atingir cerca de 3,5 mil alunos.
A diretora de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, destaca a importância de fazer a conexão entre a UFMS e as escolas públicas. “Vamos mostrar como são feitas as pesquisas, como elas afetam nosso dia a dia, quais cursos nós temos na Universidade e formas de ingresso. Tudo isso para aproximar o aluno da nossa Universidade!”.
O Programa tem como objetivo proporcionar aos alunos o contato com a cultura acadêmica, apresentar o conhecimento produzido pela comunidade universitária e popularizá-los. A seleção de projetos que serão apresentados aos alunos ocorre semestralmente e a lista de trabalhos contemplados foi divulgada em edital.
Em 2022, o Ciência nas Escolas foi apresentado para cerca de 8 mil alunos da Educação Básica. A intenção é ampliar o alcance ainda mais em 2023. “Essa é a primeira [edição do ano], no segundo semestre teremos mais. A expectativa é que os professores e estudantes participem cada vez mais e que este projeto se torne uma prática constante para ambos”, afirma Lia.
Heloice Martins é estudante do Curso de Engenharia de Produção e participou da última edição do Ciência nas Escolas. O objetivo foi apresentar o curso para despertar o interesse nos alunos. “ Eles super ficaram curiosos para saber mais, conseguiram entender o que de fato é o curso. E ainda sempre conseguimos fazer uma dinâmica com eles: na primeira visita fizemos um sorvete de café preparado no nosso laboratório de origem animal, e na segunda visita fizemos uma torta de jatobá e legumes. Assim, também já conseguimos introduzir um pouco dos nossos projetos com pesquisas”.
As apresentações dos projetos são realizadas com banners e exposições orais, em grupos de até 10 estudantes. O público-alvo é, principalmente, de alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano.
Em Campo Grande, as apresentações serão nas escolas municipais Padre Tomaz Ghirardelli, Professor Luiz Cavallon, Professora Iracema de Souza Mendonça, Nerone Maiolino e Professor José de Souza. Em Aquidauana, o programa levará a ciência até a escola Escola Estadual Cândido Mariano, enquanto a Escola Estadual Jorge Amado recebe a ação em Chapadão do Sul.
O programa também estará na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, em Corumbá; na Escola Estadual Viriato Bandeira, em Coxim; na Escola Estadual Presidente Médici, em Naviraí; na Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva, em Nova Andradina; na Escola Estadual Wladislau Garcia Gomes, em Paranaíba; e na Escola Estadual Luiz Lopes de Carvalho, em Três Lagoas.
Texto: Mylena Rocha
Foto: Arquivo/Vem pra UFMS e Heloice Martins
