Com o objetivo de promover a modernização e a adequação das atividades às necessidades da comunidade universitária, o Conselho Diretor aprovou a reorganização da estrutura administrativa da Universidade. A última reestruturacao ocorreu em fevereiro de 2017.
De acordo com a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Maria Tristão, não houve alterações significativas na estrutura e a quantidade de funções e cargos permanece a mesma. “Houve adaptação na nomenclatura de determinados setores e mudança de vínculo para melhorar o fluxo de informações e de trabalho”, explica Dulce. Por exemplo, a Seção de Nutrição, antes vinculada ao Instituto Integrado de Saúde, passou a integrar a estrutura da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição.
Novidades – Com o objetivo de fortalecer o processo de internacionalização e capacitação acadêmica, foi criada a Seção de Línguas na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc). De acordo com a professora Marta Banducci, a Seção vai agregar as ações de pesquisa, ensino e extensão ligadas ao trabalho com línguas estrangeiras e língua portuguesa. Fazem parte da Seção também o Programa de Ensino de Línguas (Progeli), o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), o Laboratório de Revisão de Textos Acadêmico-científicos (Labrev) e o Laboratório de Tradução.
Também foi criada a Coordenadoria de Escola de Extensão, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). Segundo a professora Caroline Spanhol além de cursos de extensão, o objetivo da escola é ampliar o oferecimento de cursos de especialização, atendendo demandas da comunidade externa e interna. Desta forma, passam a integrar a Coordenadoria o cursinho Pró-Enem UFMS, as aulas oferecidas pela Escola de Música e de dança. Inspirada no modelo das escolas de extensão de grandes universidades, a Coordenadoria deve dinamizar o processo de oferta e realização dos cursos.
A estrutura organizacional pode ser conferida na Instrução de Serviço abaixo.
Texto: Vanessa Amin
