Universidade e Defensoria Pública discutem parceria para criação de Especialização

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul deram início, nesta manhã (01/06), aos trâmites de formalização de uma parceira Institucional. O objetivo da proposta é oferecer aos defensores públicos do Estado e à Sociedade Civil uma especialização em Direitos Humanos. Em reunião nesta manhã, o Reitor da UFMS, Marcelo Turine e o Defensor Público-Geral, Luciano Montalli, assinaram o Plano de Trabalho com o Protocolo de Intenções do curso.

“Essa é uma oportunidade de capacitação dos Defensores Públicos e dos servidores da Defensoria, para que possam melhorar no atendimento. Essa parceria é um fato histórico para Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. Com uma pós-graduação em Direitos Humanos, é a oportunidade que estamos construindo em meio à crise, para não apenas aprimorar nossos serviços prestados, mas promover um crescimento da Defensoria, em termos de qualidade na prestação do atendimento à população”, explicou Luciano Montalli, Defensor Público-Geral do Estado.

O Coordenador do Projeto na UFMS, professor Antônio Hilário, reforça a visão do Defensor Público-Geral, e defende que a iniciativa além de ser a aproximação formal entre as duas instituições, contribui para elevar a qualidade do atendimento às comunidades carentes. “Vamos oferecer um curso de alto nível de qualidade, com professores quase todos da UFMS, do curso de Mestrado em Direitos Humanos, que vão capacitar Defensores Públicos do nosso Estado. Nosso objetivo é melhorar a qualidade do atendimento desses defensores que atuam com a população mais carente do Estado”, frisa.

O projeto da especialização em Direitos Humanos prevê 100 vagas, podendo participar Defensores Públicos, servidores públicos e agentes da sociedade civil. Depois da assinatura do Plano de Trabalho o projeto do curso será encaminhado para a Procuradoria Jurídica da UFMS (PROJUR), que definirá os próximos encaminhamentos.