Hoje, dia 22, começam as oficinas de capacitação para bancas de verificação promovidas em toda a Universidade pela Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas (Diaaf) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
A atividade, que integra a programação da campanha Eu Respeito de outubro, tem o objetivo de formar pessoas para comporem as bancas de verificação das autodeclarações étnico-raciais e de todas as demais condições autodeclaradas no ingresso, conforme consta na Resolução nº 150/2019 do Conselho Universitário (Coun).
“Nestas Oficinas, além da participação indispensável de professores e servidores que trabalham nas secretarias acadêmicas queremos também que representantes estudantis participem”, afirma Mirella Fonseca, chefe da Diaaf. Membros externos à UFMS também podem participar das oficinas, mas devem confirmar sua participação pelo e-mail diaaf.proaes@ufms.br.
As bancas de verificação são formadas a partir do conhecimento e experiência de seus membros em relação à avaliação utilizada para validar as autodeclarações de candidatos nos sistemas de cotas. Logo, apenas servidores e militantes voluntários do Movimento Social Negro que estiverem devidamente capacitados poderão compô-las.
“Vale ressaltar que o trabalho realizado pelas bancas de verificação contribuiu para a implantação de um processo de não omissão na fiscalização do sistema de cotas por parte dos agentes públicos, além de colaborar na não violação de princípio”, afirma Mirella.
Confira abaixo o cronograma das oficinas que serão realizadas na Universidade:
| CPNV | 22 a 25/10 |
| CPNA | 22 a 25/10 |
| CPCX | 30/10 a 1/11 |
| CPCS | 7 a 9/11 |
| CPAR | 12 a 14/11 |
| CPTL | 21 a 23/11 |
| CPPP | 28 a 30/11 |
| CPAQ | 3 a 6/12 |
| CPAN | 3 a 6/12 |
| Cidade Universitária | 10 a 11/12 |
Texto: Leticia Bueno
