Universidade assina acordos de cooperação com instituições do Chile e da Turquia

A UFMS firmou acordos de cooperação internacional com duas instituições: a Pamukkale University, da Turquia, e a Universidad de Antofagasta (UA), do Chile. As parcerias fortalecem o intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural de estudantes e professores de diversas áreas de conhecimento.

Recém-assinada, a parceria com a Pamukkale University é marcada por um protocolo de intenções que estabelece o interesse geral na cooperação entre as duas instituições e um acordo interinstitucional do Programa Erasmus+, no qual as universidades concordam em cooperar para o intercâmbio de estudantes e/ou servidores, por meio da mobilidade no ensino superior apoiada por fundos de política externa europeu.

Já o protocolo de intenções com a instituição chilena foi assinado durante 38º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário, com intuito de estabelecer o desenvolvimento futuro de ações conjuntas visando à formação e aperfeiçoamento e a especialização docente, discente e técnica, bem como o desenvolvimento institucional entre a UFMS e a UA.

Para a reitora Camila Ítavo, a expansão e o fortalecimento das parcerias institucionais é evidente desde a criação da Agência de Internacionalização (Aginter), em dezembro de 2024. “A Aginter foi estruturada para dar centralidade e estratégia à internacionalização na UFMS. Esses acordos são resultado de um trabalho institucional organizado, que amplia as oportunidades de mobilidade, fortalece parcerias acadêmicas e científicas e posiciona a Universidade de forma ainda mais ativa no cenário internacional”, destaca.

Atualmente, a UFMS possui 115 acordos vigentes, com 87 instituições parceiras de 27 países. O número de acordos firmados cresceu 243,7% no último ano, saindo de 16 parcerias firmadas em 2024 para 55, em 2025. O mesmo ocorre em relação aos total de mobilidades acadêmicas internacionais, com crescimento de 48,9% no mesmo período.

Segundo o diretor da Aginter, Gustavo Cancio, a internacionalização tem sido conduzida de forma estratégica e transversal, articulando ensino, pesquisa, extensão e gestão, com foco na qualificação acadêmica, na cooperação científica sustentável e na projeção internacional da Universidade. “A UFMS tem potencializado sua internacionalização por meio de ações estruturantes e contínuas, com o fortalecimento da Política de Internacionalização, a ampliação e diversificação de acordos internacionais, o aumento de oportunidades de mobilidade acadêmica internacional (discente e docente), a participação em redes e associações internacionais (como se deu com o ingresso no Grupo Tordesillas, em novembro de 2025), a oferta de cursos de idiomas e de Português como Língua Estrangeira, além do estímulo à internacionalização em casa, com eventos, disciplinas e atividades acadêmicas com dimensão internacional”, ressalta.

Para potencializar a transparência em relação aos acordos e programas internacionais, bem como as oportunidades de mobilidade acadêmica, a comunidade universitária pode acessar a plataforma Números UFMS e consultar os dados referentes a internacionalização. Em relação a abertura de inscrições, estudantes, professores e técnicos-administrativos devem ficar atentos ao Quadro de Oportunidades de Mobilidade Acadêmica Internacional 2026, disponível na página da Aginter.

Texto: Thalia Zortéa

Fotos: Gustavo Cancio