Universidade apresenta avanço expressivo na edição de 2026 do Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings. Além de ser a única instituição de ensino superior de Mato Grosso do Sul listada, a UFMS ocupa a 23ª posição entre as federais, a 32ª no Brasil e a 64ª entre as universidades da América Latina e Caribe. Na edição anterior, a UFMS figurava na faixa 101-125 do mundo.
Para a reitora Camila Ítavo, o avanço da UFMS no ranking é motivo de celebração e reflete o trabalho coletivo da comunidade universitária. “É um grande orgulho receber esse resultado porque ele traduz, de maneira muito clara, o quanto a nossa comunidade tem se dedicado e acreditado no projeto de Universidade que estamos construindo juntos. Mostra também que todo o nosso esforço enquanto coletivo gera frutos e sempre vale a pena”.
“Ser a única Instituição de Mato Grosso do Sul no ranking reforça a relevância e impacto da UFMS para o Estado e para a região. Tendo esse resultado como guia, podemos seguir ampliando nossa visibilidade, estabelecendo novas parcerias e fortalecendo tudo o que estamos construindo em ensino, pesquisa e inovação”, reforça a reitora.
A classificação avalia as universidades de acordo com os pilares ensino, ambiente de pesquisa, qualidade de pesquisa, indústria e perspectiva internacional. A metodologia baseia-se nos mesmos dados do THE World University Rankings, mas com pesos recalibrados para refletir as características das instituições latinas. “Entre as cinco áreas avaliadas pelo ranking, os principais destaques da UFMS na edição 2026 foram os pilares Indústria (37,8 pontos), Perspectiva Internacional (32,3 pontos) e Qualidade da Pesquisa (29,4 pontos). As áreas de Ensino (26,9 pontos) e Ambiente de Pesquisa (16,3 pontos) também apresentaram resultados relevantes. Esses indicadores evidenciam o equilíbrio do desempenho institucional e refletem o compromisso da UFMS com a excelência acadêmica e científica”, explica a diretora de Avaliação Institucional (Diavi), Heloísa da Costa.
Para ela, esse reconhecimento destaca o impacto que a Universidade gera para a sociedade sul-mato-grossense. “Ser a única Universidade de Mato Grosso do Sul presente no ranking reforça o protagonismo da UFMS no cenário regional e evidencia a relevância do trabalho desenvolvido pela Instituição”, celebra. “A UFMS vem alcançando um nível mais elevado de maturidade na participação em rankings universitários, o que contribui para seu crescente destaque no cenário global. Paralelamente, a Instituição tem aprimorado de forma contínua seus processos internos, refletindo avanços consistentes no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação e na sustentabilidade, áreas diretamente consideradas na avaliação”, reforça a diretora.
Mais informações sobre a publicação pode ser acessadas neste link. A classificação da UFMS em edições anteriores e nos demais ranqueamentos estão disponíveis na página da Diavi.
Texto: Thalia Zortéa
