Alunos da Educação Básica, da rede pública e particular de ensino, que desejam participar da 13ª Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetecms) têm até 14 de agosto para efetuar a inscrição. A Fetecms faz parte da programação do Integra UFMS 2023, o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do estado de Mato Grosso do Sul.
São quatro modalidades de participação: Fetecms, aceita trabalhos do 8º ano à 3ª série do Ensino Médio em todas as oito grandes áreas do conhecimento; Fetecms Júnior, aceita trabalhos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental em todas as oito grandes áreas do conhecimento; Fetecms Fundect, recebe os projetos desenvolvidos pelos estudantes e orientadores participantes da chamada Pictec – Fundect; e Fetecms Maker, recebe os projetos de caráter inovador e aplicado, sendo divididos em produto/protótipo e ideia inovadora. As inscrições podem ser feitas aqui.
A Feira será realizada na Cidade Universitária da UFMS, entre 22 e 25 de outubro. Participam em conjunto da mostra de projetos finalistas, alunos e professores da rede pública municipal, estadual, federal e/ou privada do estado, especialmente; além disso, podem inscrever-se, trabalhos de outras regiões brasileiras interessadas. A feira tem ainda outras programações que são realizadas simultaneamente como workshops, palestras e visitas guiadas para escolas. Todos os finalistas recebem certificados e os vencedores são premiados com medalhas, troféus e credenciais para eventos científicos nacionais.
Todos os anos, além de apresentarem seus projetos científicos, muitos finalistas aproveitam a oportunidade do evento para fazer amizades e expandir seus conhecimentos para outras áreas. Essa troca de experiências é estimulada e durante a programação da mostra, os alunos visitam e interagem com os trabalhos de seus colegas. A estudante do Ensino Médio, Amanda Ojeda, aprova o método dinâmico adotado pela feira e tem interesse em participar desta edição. “Espero que além de apresentar, eu possa aprender com os projetos de outros participantes”.
Premiado em segundo lugar na categoria de Ciências Sociais e Aplicadas e ganhador de menção honrosa, Luiz Augusto Martins, tem 16 anos e é aluno do Ensino Médio. Ele participou da Feira em 2022 e apresentou o projeto Da escola para a casa – O cultivo de uma horta orgânica com objetivos extracurriculares. “Recomendo, é uma oportunidade de poder falar em público, despertar novas ideias, fazer novas amizades e conhecer projetos incríveis. É muito boa a sensação de estar participando”, comenta.
Todas as informações sobre o evento podem ser conferidas no portal fetecms.com. A coordenação do evento é do Grupo Arandú deTecnologia e Ensino de Ciência), do Instituto de Química.
Texto: Vanessa Amin
