O Conselho Universitário (Coun) aprovou a retomada do Sisu para o ingresso na UFMS em 2022. A partir de agora, a Universidade volta a ter três formas de ingresso: o Vestibular UFMS, o PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
A resolução foi aprovada na manhã de hoje, 31, durante a 149ª Reunião Ordinária do Coun, presidida pelo reitor Marcelo Turine e pela vice-reitora Camila Ítavo. Os conselheiros votaram a favor da distribuição de vagas aprovada pelo Conselho de Graduação da Universidade. Do total de 5.200 vagas ofertadas, 60% serão destinadas ao ingresso pelo Vestibular; 20% pelo PASSE e 20% pelo Sisu.
Segundo o reitor, a UFMS sempre ofereceu vagas pelo Sisu e, apenas em função da pandemia e do adiamento da prova, a Universidade priorizou a entrada pelos processos próprios. “Num cenário nacional ainda de pandemia, é muito importante considerar as excepcionalidades desse momento e traçar estratégias que atendam toda a comunidade da UFMS e minimizem prejuízos aos nossos estudantes, professores e técnicos”, afirmou.
Em 2021, o calendário de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de inscrições no Sisu impossibilitou a adesão da UFMS, pois como a Universidade não paralisou ou suspendeu suas atividades, não houve alteração no calendário acadêmico – uma excepcionalidade, visto que o ingresso por meio do Sisu foi retomado já a partir do segundo semestre deste ano.
“Um dos desafios enfrentados pela UFMS com as vagas ofertadas no Sisu é o número de chamadas necessárias para o preenchimento dessas vagas. Em 2020, com a deflagração da pandemia, muitas instituições de ensino paralisaram suas atividades. A UFMS – graças ao comprometimento, organização e esforço dos nossos professores, técnicos e estudantes – manteve o desenvolvimento das suas atividades acadêmicas e administrativas. Com isso, a Universidade não precisou alterar o calendário acadêmico de 2021, o que não ocorreu com o calendário do Sisu e em função da alteração do calendário do Sisu, não foi possível o ingresso de estudantes por meio dele no primeiro semestre e o Sisu foi utilizado como forma de ingresso apenas no segundo semestre deste ano”, explicou o pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon.
Antes de ser aprovada na reunião do Coun, a adesão foi discutida e aprovada também na última reunião do Conselho de Graduação. “Entendemos a importância do Sisu na democratização do acesso às vagas em nossos cursos de graduação, na ocupação das vagas dos nossos cursos, no fortalecimento da economia local e na promoção da UFMS no âmbito nacional”, ressalta o pró-reitor. De acordo com Cristiano, há, ainda, a possibilidade de, posteriormente, aumentar a proporção das vagas destinadas ao Sisu de forma gradual, caso haja necessidade. “Nosso sistema de ingresso é dinâmico, pois possibilita a migração de vagas não ocupadas em um dos processos para candidatos de outros processos seletivos, respeitando a classificação dos candidatos e a prioridade”, destaca.
Texto: Leticia Bueno/Vanessa Amin, editado em 1/9 às 10h31 para acréscimo de informações
