UFMS recebe visita de empresa que atua com Inteligência Artificial aplicada

A Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FACOM/UFMS) recebeu, nesta tarde, a visita da empresa Kunumi para discutir futuras parcerias. O principal objetivo do encontro é estreitar laços para futuramente implantar na universidade um laboratório de Machine Learning (aprendizado da máquina).

Sediada no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), a Kunumi é uma empresa que conta com a expertise de pesquisadores que trabalham há muito tempo na área de aprendizado e máquina e inteligência artificial. A partir dessa tecnologia, o computador é capaz de aprender a resolver um novo problema a partir de um apanhado de dados disponíveis sobre o tema.

Na prática, a empresa atua na área de tecnologia voltada para tratamento da informação, e utiliza, a partir de sua plataforma, o grande volume de dados existentes na Big Data para gerar insights. A Kunumi é capaz de mapear padrões invisíveis anteriormente aos olhos humanos e responder perguntas complexas, melhorando a performance em diversas áreas dentro da indústria, empresa ou mesmo instituições governamentais.

A intenção da parceira com a UFMS, explica o CTO da Kunumi Juliano Viana, é firmar uma ponte entre mercado e universidade para se consolidar um processo de inovação que transforme a cultura de negócio. “A ideia é coletar os dados de mercado para submetê-los em laboratórios para gerar novas soluções que, em algum momento, vão retornar ao mercado”.

Juliano ainda comenta que a empresa “propõe montar um laboratório dentro da universidade, no âmbito do Machine Learning, uma área que é muito boa por ser transversal, ou seja, qualquer disciplina da faculdade pode usá-lo de alguma forma”.

Esse modelo de negócio em parceria com universidade já rendeu bons resultados. A UFMG possui um laboratório da empesa. A universidade mineira participa do negócio como sócia na forma de usufruto de ações, enquanto a Kunumi tem acesso a laboratórios e pesquisadores de ponta. Para a direção da FACOM a parceira será muito importante para fortalecer a pesquisa e o ensino na Unidade.