UFMS recebe equipamento suíço para pesquisas multidisciplinares

O Instituto de Química (Inqui/UFMS) recebeu hoje pela manhã, 14, um Cromatógrafo de Íons, equipamento importado da Suíça destinado ao projeto de pesquisa “Funcionamento geoquímico e biogeoquímico de um sistema de lagoas alcalinas no Pantanal (MS)”, coordenado pelo professor Ary Tavares Rezende Filho, do curso de Geografia da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia Faeng/UFMS).

O Projeto de Pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos multidisciplinares para elaborar uma tipologia de lagoas salinas da Nhecolândia, uma sub-região do Pantanal, identificar seus funcionamentos biogeoquímicos e estudar os parâmetros que controlam tais funcionamentos.

De acordo com o professor, as análises anteriores eram realizadas com apoio de equipamentos/estrutura de outras instituições parceiras e com o apoio de pesquisadores franceses, o que resultava apenas na obtenção dos resultados, sem, contudo, avanço na transferência e geração de novos conhecimentos científicos para a UFMS, pois limitava e condicionava a condução dos experimentos dos projetos de acordo com a realidade do laboratório parceiro. “A aquisição do Cromatógrafo de Íons possibilitará o acesso e envolvimento direto dos nossos pesquisadores (docentes e discentes) nas análises (resultados), com isso, agregando a transferência de conhecimento, englobando pesquisadores de outras instituições parceiras”, avalia.

O professor explica ainda, que, diante da necessidade de pesquisas que envolvam a multidisciplinaridade das áreas do conhecimento, o Cromatógrafo de Íons será totalmente multiusuário e será instalado no INQUI/UFMS, uma vez que o mesmo necessitará de apoio técnico especializado já existente neste Instituto. “Dessa forma, o Laboratório Multiusuário englobará os seguintes laboratórios da UFMS já consolidados: H2O-SOLOS Laboratório de Análise Ambiental Interação Água-Solo/FAENG – Curso de Geografia, e os Laboratórios do INQUI/UFMS: GFEA – Laboratório de Fotoquímica e Eletroquímica Aplicada, LP3 – Laboratório de Pesquisa 3 e LP5 – Laboratório de Pesquisa 5”, explica.

A Chefe da Seção de Comércio Exterior SEEX/DICO/CGM/PROADI, Lidiane Parron Gonçalves, relatou que o equipamento foi adquirido com recursos de fomento interno da UFMS e custou 62 mil francos suíços (R$ 197.470,00), mais o custo de demais despesas acessórias: R$ 11.366,16. “É interessante ressaltar que devido à finalidade das importações realizadas pela UFMS ser voltada para a pesquisa científica e tecnológica, a instituição é beneficiada com isenções fiscais, o que acaba possibilitando ao pesquisador acesso à tecnologia de ponta utilizada em países/regiões desenvolvidas com um custo menor”, enfatizou. O equipamento será instalado em até 45 dias.