UFMS participa do Fórum de Governadores do Brasil Central

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul participou da 4ª reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS). Além do governador Reinaldo Azambuja, estiveram presentes os governadores do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Roraima e Maranhão.

De acordo com o Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, presente na ocasião, o Fórum é um espaço importante para discutir soluções em conjunto, a fim de reduzir custos e aumentar a competividade regional. “Em um momento como este é oportuno estreitar parceiras que possam se reverter em Pesquisa para a UFMS”, comentou o Reitor.

Entre os assuntos discutidos durante a reunião estavam a proposta de criação de um mercado comum que prevê a unificação das alíquotas fiscais entre os estados integrantes do Consórcio Brasil Central, bem como a criação de um bloco com produtos complementares para alavancar as exportações.

Segundo o governador Marconi Perillo, presidente do Fórum de Governadores do Brasil Central, o projeto está em fase de finalização e, quando implantado, o mercado comum terá uma fase de transição para que haja unicidade de alíquotas. “Até 30 de setembro será formatado o projeto final da proposta para que os estados possam encaminhá-lo às assembleias legislativas. Na ocasião, serão definidos os prazos que os Estados terão para unificar as alíquotas de produtos, bens e serviços”, salientou Marconi.

Na lista dos produtos que terão alíquotas diferenciadas dentro do Mercado Comum constam carnes, cigarros, joias, cosméticos, perfumaria, energia, cerveja, refrigerante, comunicação, etanol, gasolina, diesel, dentre outros.

Criado em 2015, o Fórum de Governadores do Brasil Central tem como objetivo criar uma união de ideais que visa ao desenvolvimento de importantes setores dos Estados centrais do país, como o turismo, a saúde e a educação. O Fórum é formado por 5 governadores dos estados do Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.