Processo iniciado em 2011 junto ao Inpi foi concluído neste mês. A Agência de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Apitt) da Universidade foi a responsável pela obtenção do registro.

UFMS garante registro de sua marca

 

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul obteve, neste mês, o certificado de registro de marca do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O processo para obtenção da marca teve início em maio de 2011, por meio da solicitação da Agência de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Apitt) da UFMS junto ao Instituto.

Ter uma marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade, no caso da UFMS, esta garantia aplica-se ao serviço de educação universitário e tem validade de dez anos, podendo ser prorrogada infinitamente, explica o chefe da Agência, Guilherme Castro.

Ele orienta que para esclarecer possíveis dúvidas a respeito da utilização da marca UFMS, é importante mencionar o manual de identidade visual da UFMS, disponível aqui, que define os parâmetros técnicos, como tamanho, proporção e cores para utilização da marca da UFMS, aprovada através da Resolução nº 48, de 4 de novembro de 2005 do Conselho Diretor.

Quem pode utilizar a marca? – A marca da UFMS pode ser utilizada pela administração e comunidade acadêmica, como por exemplo em documentos oficiais, sinalização, apresentação de trabalhos científicos, em atividades de projetos de pesquisa, ensino e extensão, devidamente aprovadas. Para outras formas de utilização, a marca da UFMS deve ser autorizada através de licença. A Apitt está disponível à comunidade acadêmica para esclarecer qualquer dúvida sobre o registro de marcas. Acesso site da Agência www.apitt.ufms.br ou entre em contato pelos telefones 67 3345-7188 ou 3345-7793.