UFMS firma cooperação internacional com Universidad del Gran Rosario

Com o objetivo de desenvolver relações de cooperação internacional por meio da colaboração acadêmica, científica e cultural e para propiciar a mobilidade de estudantes de graduação, pós-graduação e professores, a UFMS firmou convênio com a Universidad del Gran Rosario, da Argentina.

“Trabalhamos em prol de fortalecer o processo de internacionalização da UFMS, em concordância com o Plano de Desenvolvimento Institucional, na tentativa de congregar e integrar vários segmentos da instituição e, com isso, alcançar uma dimensão internacional mais abrangente”, apontou a coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais (Serin) da Universidade, Lucilene Machado Garcia Arf.

Além do intercâmbio de estudantes e professores, que poderá ser tanto presencial quanto virtual, entre as possíveis atividades propiciadas pelo acordo estão o intercâmbio de informações e publicações; o desenvolvimento em conjunto e/ou a possibilidade de participação em cursos, seminários, colóquios ou simpósios; e o desenvolvimento de pesquisas, programas e planos de estudos conjuntos.

A articulação entre as instituições teve início com a participação de estudantes da Argentina em cursos ofertados pela UFMS no Programa Andifes de Mobilidade Virtual Internacional: Destino Brasil. “A partir daí, buscamos contato com o setor de Relações Internacionais da Universidad del Gran Rosario e fizemos a proposta”, disse a coordenadora da Serin.

Ainda segundo Lucilene, para a proposição de um convênio é interessante que já se tenha algum tipo de vínculo entre as universidades para que se possa estabelecer um plano de trabalho. “No caso da Gran Rosario, o primeiro vínculo é com o curso de Fisioterapia, por meio do professor Evandro Gonzalez Tarnhovi. O objetivo é que, a partir deste ano, estudantes e professores da UFMS possam fazer a mobilidade para a universidade argentina e vice-versa. Estudantes e professores de outros cursos também poderão fazer a mobilidade: será preciso um plano de trabalho e, no caso dos estudantes, o acompanhamento da coordenação do curso”, explicou, reiterando que a Serin está à disposição para o apoio às ações. “Nós temos esse papel de reunir os interessados em um acordo, convênio ou protocolo de intenções, para ver o objetivo de cada instituição, sermos claros em nossas finalidades no que diz respeito à Ciência, Ensino e Extensão, para que tenhamos uma integração, de fato”, finalizou.

O convênio com a Universidad del Gran Rosario terá duração de cinco anos. Mais informações sobre as oportunidades de mobilidade e cooperação internacional poderão ser acompanhadas em aginova.ufms.br.

 

 

Texto: Ariane Comineti