Memorial Henrique Spengler foi revitalizado pela Universidade e contempla obras e peças com alto valor museológico e cultural. No câmpus, o novo Laboratório de Práticas de Saúde vai contribuir para melhor formação dos acadêmicos de Enfermagem.

UFMS entrega Memorial e novo laboratório em Coxim

Na última quarta-feira, 10, a Reitora da UFMS Celia Maria Silva Correa Oliveira participou da cerimônia de entrega das obras de revitalização do Memorial Henrique Spengler e o prédio do novo Laboratório de Práticas de Saúde. O primeiro está localizado na região central do município de Coxim e o Laboratório, no câmpus.

“Termino o ano com o sentimento de dever cumprido ao entregar para a população de Coxim esse Memorial completamente restaurado, comentou a Reitora. Aqui estão obras de alto valor museológico. Além do acervo do artista Spengler temos outras peças que poderão ser apreciadas. Aliado a isso, procuramos preservar, na revitalização da casa, todas as suas características arquitetônicas, que remontam ao século XIX, explica o professor do curso de História, Marcos Amorim.

Presente à cerimônia, o prefeito Aluízio de São José disse que a UFMS teve papel fundamental e importante para que o município contasse com um local no qual poderá ser conferida parte da cultura e história da região. Turistas, estudantes e a população ganhou a oportunidade de conhecer melhor as contribuições de Henrique Spengler e levar esse conhecimento para além das nossas fronteiras, disse. Após a cerimônia, autoridades e convidados puderam fazer visita às salas e contemplar o acervo do Memorial, que está localizado a Rua Jandira Cardeal Figueiredo, 80.

Em seguida, a Reitora seguiu para o câmpus da UFMS em Coxim onde entregou as obras de construção do Laboratório de Práticas de Saúde. “Este prédio e todos os equipamentos ajudarão aos acadêmicos do curso de Enfermagem a ter um ambiente propício para as atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão”, falou Célia. A Reitora enfatizou ainda que pretende transformar o câmpus em um centro de referência na formação de profissionais da saúde e, por isso, está em estudo a implantação de outros cursos, entre eles o de Farmácia.

“Estamos felizes em receber esse espaço que vai nos ajudar a formar enfermeiros qualificados. Temos aqui laboratórios de ensino e para atividades práticas, além de espaço para professores e estudantes desenvolverem trabalhos de pesquisa”, destacou a coordenadora do curso professora Aní Fabiana Berton. Para o prefeito Aluízio, o investimento da UFMS no curso de Enfermagem e em outros futuros projetos na área são muito bem vindos e irão auxiliar o município a melhorar a saúde pública oferecida à população.

Revista – Paralelamente aos eventos, foi lançada também a primeira edição impressa da revista Monções. Vinculada ao curso de História, a revista tem como editor responsável o professor Samuel de Jesus e traz artigos organizados nas seguintes seções: Identidades Regionais, Representações do Político, Representações Culturais e História, Literatura e Educação. “Iniciamos um novo momento no curso de História de Coxim ao recomeçar um ciclo de produções acadêmicas que tem como objetivo registrar, preservar e difundir a história e cultura regionais”, falou.

Show – Para finalizar a noite, o cantor Paulo Simões apresentou show com seus principais sucessos. Simões é considerado um ícone da musica urbana sul-mato-grossense. Dentre as canções mais conhecidas estão Trem do Pantanal, Comitiva Esperança, Sonhos Guaranis fruto de parcerias com outros artistas regionais, entre eles Almir Sater. O show foi escolhido pela administração superior da UFMS para finalizar as atividades do ano letivo e para sua realização houve envolvimento da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, por meio da Coordenadoria de Cultura e da Pró-Reitoria de Infraestrutura, por meio da Coordenadoria de Apoio à Infraestrutura aos Câmpus.