Na noite desta segunda-feira, 4, foi realizada a colação de grau de 18 formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e História do Câmpus da UFMS de Nova Andradina (CPNA). A cerimônia reuniu amigos, familiares, professores e técnicos-administrativos. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.
A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor Albert Schiaveto, que agradeceu a toda a gestão, aos professores e a todos os envolvidos na formação dos concluintes. “É um prazer imenso ter vocês aqui, concluindo esse ciclo como ele merece ser encerrado. A educação não é apenas encher um balde, mas acender uma chama e é isso que esperamos ter feito com vocês. Acendemos uma chama que continuará a brilhar. A UFMS muda a vida das pessoas e essas pessoas transformam a sociedade. É isso que esperamos de vocês: que saiam daqui levando essa chama acesa, convictos do seu papel transformador”, discursou.
A pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol, parabenizou os formandos. “A UFMS está presente em todo o Estado, comprometida com a qualidade do ensino e com a formação de profissionais capazes de transformar o mundo. Enfrentamos muitos desafios, entre eles a pandemia, que nos ensinou lições valiosas sobre empatia, resiliência e solidariedade. Concluir um curso nesse contexto é um verdadeiro ato de força e esperança. Agradecemos às famílias que estiveram ao lado de vocês, aos amigos, colegas e, especialmente, aos professores, que se dedicaram com compromisso e carinho à formação de cada um. Que o conhecimento adquirido aqui, na Universidade, seja um instrumento de transformação, de diálogo e de construção de pontes”, disse.
O diretor do CPNA, Paulo Schotten, foi o paraninfo da turma de Administração e discursou nome em todos os professores homenageados na cerimônia de colação de grau. “O mercado de trabalho é desafiador e exige, cada vez mais, profissionais com visão, atitude e a capacidade de colocar em prática tudo aquilo que aprenderam. São necessárias habilidades que vocês desenvolveram ao longo do curso. O mundo precisa de pessoas que façam acontecer as mudanças de que tanto precisamos. Não parem. Lutem. Defendam seus princípios. Para nós, da UFMS, este é um momento de grande satisfação, pois sabemos que cada um de vocês levará, para dentro das suas profissões, o compromisso de desenvolver e socializar o conhecimento, contribuindo para o crescimento sustentável do nosso país. Vocês estão saindo daqui não apenas com uma formação técnica, mas com valores humanos, éticos e sociais que são fundamentais para transformar a sociedade de forma justa e consciente”, ressaltou.
O bacharel em Administração João Roberto Silva foi o orador da turma e reforçou a importância da educação em sua vida. “Sem a ajuda da minha esposa, eu não teria conseguido. Mesmo tendo me formado em uma fase mais madura da vida, a educação de nível superior me ajudou e transformou completamente a minha trajetória. Acreditamos que vamos construir uma nação melhor, capaz de transformar a vida de todos os cidadãos que buscam sua dignidade e seu propósito, com fé em Deus. Finalizo com uma frase de Malcolm X, que traduz tudo o que vivemos até aqui: ‘a educação é o nosso passaporte para o futuro, pois o amanhã pertence às pessoas que se preparam hoje”, agradeceu.
As cerimônias de colação de grau continuam ao longo deste mês. Amanhã, 5, a solenidade será realizada no Câmpus da UFMS de Naviraí e, no dia 6, será a vez do Câmpus da UFMS de Ponta Porã. Já no dia 7, a cerimônia será virtual, voltada para os concluintes da Agência de Educação Digital e a Distância que optarem pela colação de grau remota.
Os concluintes da Cidade Universitária irão celebrar a conclusão dessa etapa entre os dias 8 e 10 de agosto. No dia 13, a cerimônia ocorrerá no Câmpus da UFMS de Aquidauana e, no dia 14, no Câmpus da UFMS do Pantanal. As solenidades continuam no Câmpus da UFMS de Paranaíba, no dia 18, e no Câmpus da UFMS de Três Lagoas, no dia 19. Ainda haverá colações no dia 25, no Câmpus da UFMS de Chapadão do Sul, e no dia 26, no Câmpus da UFMS de Coxim.
Texto: Lúcia Santos
Fotos: Arquivo/CPNA e reprodução/TV UFMS














