Em sua 37ª edição, a Semana de Química promove, entre os dias 22 e 26, palestras, oficinas, minicursos, atividades culturais e momentos de socialização. Com o tema Navegando nas águas da ciência, a iniciativa é organizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Química UFMS e reúne estudantes, profissionais, professores e pesquisadores da área para a troca de conhecimentos e experiências, buscando aproximar a química do cotidiano e discutir seu papel na sociedade.
A reitora Camila Ítavo esteve na abertura do evento e destacou a tradição da iniciativa realizada há quase quatro décadas. “É uma grande honra participar da abertura da Semana de Química de número 37. Imaginem quantas histórias existem por trás de uma jornada acadêmica com quase 40 anos, o quanto este evento marcou gerações de estudantes, professores e técnicos que passaram pelo nosso Instituto de Química (Inqui). Parabenizo cada um de vocês que estão aqui e, em especial, à equipe que organizou esse evento tão especial”, afirmou.
A palestra de abertura foi realizada pelo secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Mato Grosso do Sul, Ricardo Senna, que abordou a Rota Bioceânica e seu potencial para futuros profissionais da área de química. “Sempre que posso, aceito convites para estar na Universidade Federal por entender que as universidades são o locus para promover o desenvolvimento de uma nação e a formação de pensamento crítico. […] É por essa razão que a gente [Governo do Estado] começou a fazer um processo de estímulo muito forte às universidades e de preferência alinhado com a agenda estratégica do Governo”.
O coordenador do evento e tutor responsável pelo PET Química UFMS, Ivo Leite, destacou a presença de uma delegação de professores e estudantes da Universidade Nacional de Assunção (UNA), do Paraguai, que apresentam trabalhos e participam das atividades. Além disso, professores da UNA também vão ministrar palestras. “Essa troca internacional fortalece ainda mais o caráter científico e cultural do evento. […] Temos muito a aprender e a ensinar. É uma oportunidade de aprendermos juntos, ampliarmos nossas perspectivas e estreitar os laços entre Brasil e Paraguai, sempre em prol do avanço do conhecimento. Quero agradecer a Semadesc [Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação] pelo apoio dado para receber a delegação”.
Um dos momentos de destaque do evento foi a realização de homenagem à professores e técnicos aposentados do Inqui, entre eles o professor Dario Xavier Pires. “Eu me aposentei com 50 anos de Universidade Federal em janeiro do ano passado. […] Aqui a gente tem um pouco de história, estive nas primeiras edições da Semana de Química, em 1985 coordenei como professor a 2ª edição. São muitas histórias e memórias, para mim é uma felicidade estar aqui, é uma saudade enorme, mas é muito bom ser lembrado”, falou.
O estudante de Bacharelado em Química e membro da comissão organizadora do evento, Aquiles Franceschini de Campos, destacou a intenção de preparar um evento que agregue à formação dos participantes. “Esse é um evento organizado por alunos para alunos e toda a programação do evento é pensada com o fim de agregar na formação acadêmica da graduação e pós-graduação. A gente organiza o evento pensando em oferecer uma oportunidade para que os alunos tenham contato com outras áreas, outros assuntos, outros temas de química que não necessariamente vemos durante a graduação, nas salas de aula, e também tem um contato com professores, profissionais de fora, pesquisadores”, concluiu.
Texto e fotos: Alíria Aristides







