Sistema de Suporte unifica chamados para serviços de tecnologia e infraestrutura em todos os câmpus

Os atendimentos às necessidades da comunidade universitária referentes à infraestrutura e à tecnologia da informação foram reunidos em um só local. O sistema Suporte UFMS pode ser acessado por estudantes, servidores e colaboradores de todos os câmpus, por meio do passaporte.

O portal já existia desde 2016 para chamados por serviços da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic). Em janeiro de 2023, agregou os serviços da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) e em dezembro passou a abranger também os serviços da Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi), substituindo o atendimento por meio do aplicativo Colab.

“Além de ser um local único para atendimento aos serviços, uma importante funcionalidade é o usuário conseguir acompanhar seus chamados por meio do sistema. Para as unidades que fazem o gerenciamento das demandas é possível priorizar atendimentos, gerenciar as solicitações de acordo com a disponibilidade da equipe, oferecendo uma gama de funcionalidades para otimizar o gerenciamento de pedidos e requerimentos, permitindo uma organização eficiente das demandas”, apontou o diretor da Agetic, Luciano Gonda.

Por meio da aba ‘Formulários’, o usuário pode optar por abrir um chamado relacionado à infraestrutura e serviços gerais, como limpeza, manutenção, dedetização, plantio e poda de árvores, placas de sinalização, segurança e vigilância, entre outros. Também é possível optar por um chamado direcionado à Agetic, para atendimento de Tecnologia da Informação e Comunicação, como a criação de passaporte temporário, domínio ou site, e-mail institucional e serviços de tecnologia em geral. Para a Agead, são direcionadas as solicitações referentes à plataforma de Educação a Distância.

Para abrir o chamado, é necessário realizar a descrição do assunto e redigir um breve texto com as informações necessárias. Além disso, o sistema ainda permite anexar fotos e documentos, e no caso de serviços de infraestrutura, inserir o número de patrimônio e o local do atendimento.

“As pessoas da comunidade externa ainda podem realizar chamados enviando solicitações e sugestões por e-mail para os respectivos endereços das unidades nas quais foram identificadas necessidades ou oportunidades de melhoria”, explicou o técnico da Secretaria de Suporte ao Cliente da Agetic Eduardo Pereira de Aguiar Filho.

Dúvidas sobre a utilização do sistema podem ser enviadas para o e-mail suporte.agetic@ufms.br ou pelo telefone (67) 3345-7292, que também funciona via WhatsApp.

 Texto: Ariane Comineti

Foto: Reprodução