A Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACCrim), da Faculdade de Direito (Fadir), receberá os calouros de uma maneira diferente neste semestre. A ideia é reunir os estudantes no Plenário do Tribunal do Júri de Campo Grande na próxima segunda-feira, 11, das 8h às 11h, em um evento de boas-vindas que lhes proporcionará experiência nas atividades da profissão.
Um dos principais objetivos da Liga é fomentar e estimular seus membros a estudar, pesquisar e desenvolver atividades educacionais para seu aperfeiçoamento e da própria instituição pública de ensino, promovendo, assim, as ciências criminais em âmbito acadêmico e social.
A coordenadora do Curso de Direito, Tchoya Gardenal Fina do Nascimento, ressalta que a ambientação dos estudantes é importante. “O Curso de Direito preparou uma recepção acolhedora para os calouros, considerando a importância deste momento para que o acadêmico se sinta ambientado e entusiasmado pela nova fase de sua vida. Os ingressantes de um curso superior são pessoas com objetivos e sonhos a serem realizados, e esta acolhida alegre pelos veteranos, professores, coordenadores e direção impulsiona os novos laços de amizade e a boa convivência. Assim, preparamos juntamente com o Centro Acadêmico, Atlética e sua batucada uma recepção alegre e descontraída”.
A professora da Fadir e coordenadora do LACCrim, Rejane Alves de Arruda, explica o que os estudantes podem esperar do encontro. “A atividade tem por objetivo simular a realização de uma sessão de julgamento de um crime doloso contra a vida, mais especificamente, um homicídio, possibilitando aos estudantes a realização de debates orais – de acusação e de defesa – visando o convencimento de um corpo de jurados, também formado por estudantes”, disse.
O estudante do Curso de Direito e presidente do LACCrim, João Victor Santana Pereira, destaca que essa é uma oportunidade para os calouros aprenderem mais sobre o tema, aprimorarem suas habilidades de oratória e persuasão. “Creio que para a quase totalidade dos estudantes que, na última semana, ingressaram na Faculdade de Direito, esta seja a primeira oportunidade de adentrar no Plenário do Tribunal do Júri da cidade de Campo Grande. Desse modo, a expectativa é que, com a realização desse evento, os calouros possam aprender um pouco mais sobre o tema, sobre a oratória e a persuasão – ferramentas indispensáveis ao operador do Direito -, mas, principalmente, vivenciar logo nos primeiros dias de curso esse universo gigante que é o curso de direito e despertar o interesse em buscar conhecimento e praticar as atividades práticas do curso”, analisa.
O evento é aberto a toda a comunidade universitária e tem a finalidade não só de colocar em prática todas as lições já aprendidas em sala de aula, mas principalmente de despertar a importância da argumentação, do debate científico e do senso de justiça.
Texto: Elton Ricci
Fotos: Arquivo da Liga Acadêmica de Ciências Criminais
