Na próxima semana, entre os dias 15 e 19, será promovida a 14ª Semana de Filosofia, com o tema Realismo e Antirrealismo na Filosofia e nas Ciências Físicas. O evento será realizado no auditório 1 do Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária, e reúne conferências, minicurso e debates abertos ao público. A programação completa pode ser consultada neste link.
“O evento é aberto a todos aqueles interessados em questões como as seguintes: ‘o que compõe a realidade?’, ‘qual o alcance explícito de nossas teorias sobre a realidade física?’, ‘podemos conhecer absolutamente tudo?’. Tenho certeza de que muitos de nós já formulamos perguntas dessa natureza”, revela o professor da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) e coordenador do evento, Ronaldo Moraca.
Além do tema central, a programação trará novidades. “Pela primeira vez, teremos eventos presenciais […] e teremos, também, uma palestra on-line, no dia 18. Não ficaremos restritos ao consagrado formato de palestras”, pontua.
Um dos pontos de destaque desta edição é a indicação do livro Filosofia da Física: Problemas de Ontologia e Epistemologia na Física Moderna ao Prêmio Jabuti Acadêmico, o mais relevante do Brasil para obras especializadas. “Quando o evento foi programado e nomes decididos, não cogitávamos a possibilidade do livro, organizado pelo grupo Physikós, que tem como um dos fundadores o professor Vinicius Carvalho da Silva, seria indicado ao prêmio. Quando isso ocorreu, sentimos que acertamos precisamente na escolha dos temas da Semana. Afinal, ser indicado e tornar-se finalista do prêmio literário mais importante do país é algo que merece amplo reconhecimento dos pares”, ressalta.
A edição deste ano também celebra a trajetória do curso de Filosofia da UFMS. “Neste ano, aproveitamos a realização da Semana de Filosofia para comemorar uma série de datas importantes, especificamente os 15 anos do curso de Filosofia da UFMS e os 5 anos de fundação do grupo de pesquisa Physikós. O curso de Licenciatura em Filosofia completa 15 anos de existência e já formou excelentes docentes para a rede pública do Estado e agora dará prosseguimento em sua missão, formando mestres em Filosofia, com o consolidado Mestrado Profissional e com o recém-aprovado Mestrado Acadêmico. Tenho certeza de que em poucos anos, o curso de Filosofia também formará os próximos doutores que darão sequência ao nosso trabalho”, conclui o professor.
Texto: Heloísa Garcia
