Segunda edição do Delas Day fortalece protagonismo feminino

Com a participação e o apoio da UFMS, o Delas Day 2026 teve mais de dez mil inscritos durante os dias 24 e 25 de fevereiro. Dedicado a promover conexões entre mulheres e fortalecer o protagonismo feminino, o evento é o maior do segmento em Mato Grosso do Sul. A edição deste ano trouxe como mote “Nossa identidade, nossa força”, e reconheceu a identidade como elemento central para o fortalecimento da autonomia e liderança. Foram oferecidas no Bosque Expo sessões de negócios, encontros de networking, palestras, painéis e workshops sobre liderança, protagonismo feminino, saúde mental, inclusão, diversidade, ciência e tecnologia.

A iniciativa foi realizada pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc, Senac), Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, UFMS e Governo do Estado.

“Hoje nós temos muitas mulheres inspiradoras, que estão em cargos de gestão, são líderes, e conseguem conectar equipes. Isso faz com que mais mulheres também pensem ‘olha eu posso chegar lá. Vou abrir meu negócio, minha empresa, seguir uma carreira de gestão numa organização’. E isso faz com que a gente tenha um caminho de grandes conquistas e de inspiração”, ressaltou a reitora da UFMS, Camila Ítavo, que também é conselheira do Sebrae/MS.

“Esse é um movimento bacana do Delas Day. A gente coloca e ilumina pessoas nesse sentido, para que mostrem sua trilha, seu caminho, os desafios, atalhos, com dicas importantes para uma boa caminhada e para uma excelente construção profissional. Temos a presença das universidades junto do poder público, da iniciativa privada, de órgãos de financiamento com fomento para empresas, que nos mostram que ciência e conhecimento podem, e devem, ser a base para todo bom negócio”, frisou a reitora.

A pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol, reforçou o compromisso da Universidade com o protagonismo feminino, e a importância do incentivo à educação e ao empreendedorismo. “A mulher tem de estar em todos os lugares. A UFMS entende que a mulher é protagonista da própria história. Ao participar de um evento como esse, mostra que é uma Universidade acolhedora, humana, inclusiva, plural, e para todas as pessoas que aqui estão, também mostra possibilidades de crescimento. Elas podem estudar na UFMS, fazer cursos de Graduação e Pós-graduação, podem participar dos nossos programas de Extensão, das nossas empresas e incubadoras. Estar em um evento como esse é muito importante para a nossa Universidade porque nós saímos de onde estamos fisicamente e vamos onde as pessoas estão”, explica.

Abertura

Na cerimônia de abertura, a reitora Camila Ítavo destacou que a atuação conjunta das instituições traz novas possibilidades e fortalece a presença feminina em diferentes áreas estratégicas. “Tanto na educação e na ciência, quanto no empreendedorismo e na inovação, a força, a inteligência e a coragem das mulheres têm gerado grandes exemplos de transformação — e isso muito nos orgulha. Temos cada vez mais mulheres produzindo impactos positivos em todos os segmentos e o Delas Day é um grande espaço de conexão onde esses exemplos se encontram e se fortalecem. A UFMS é parceira do evento, para ampliar oportunidades, incentivar que sempre é tempo de aprender e caminhar ao lado de pessoas que entendem que vamos mais longe quando caminhamos juntos”, disse a reitora.

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, reforçou o impacto social da educação e do evento de protagonismo feminino na trajetória das mulheres sul-mato-grossenses. “Toda mulher tem potencial, mas ela tem que transformar isso em potência. A mulher aqui consegue ter um espaço para conseguir se ouvir e se transformar. Quando ela vem a um evento desse ela tem uma gama de conhecimento de tantas áreas, que tenho certeza que daqui ela irá sair com alguma esperança de mudar a condição dela. Com certeza, a educação é a mais básica das políticas públicas para transformar”, disse.

Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o Delas Day proporcionou um ambiente de aprendizado e fortalecimento da autonomia feminina. “Uma mulher quando empreende, ela não transforma só a própria vida. Ela transforma a dos filhos, da casa, do ecossistema feminino. Isso é positivo para a economia do Mato Grosso do Sul. A educação é fundamental para que essa mulher assuma o comando da sua vida. E quando a gente fala de equidade, nada melhor do que a educação. Trouxemos para o Delas Day, além de um aparato de apoio para as mulheres, sala sensorial, apoio às crianças, também palestras de ciência e tecnologia para que essa mulher saiba que ela não precisa ir apenas para setores convencionais. Ela pode ser cientista, pesquisadora, pode pensar além. É fundamental para que cada vez mais mulheres empreendam”, frisa.

A abertura do Delas Day 2026 contou com a presença de inúmeras autoridades, lideranças, empreendedores, profissionais liberais e representantes de instituições apoiadoras do protagonismo feminino.

Espaços UFMS

A UFMS também esteve presente no evento no espaço Universidades, onde apresentou informações sobre o ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, o Cursinho UFMS e os serviços oferecidos pela Instituição, com as ligas acadêmicas Multiprofissional de Aleitamento Materno, de Enfermagem em Emergências Traumáticas e de Saúde Mental em Enfermagem; com a Liga Acadêmica de Prática Jurídica em Seguridade Social; com o Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul; com os times Enactus, as empresas juniores, e com a Agrotec – Bioeconomia no Agronegócio, unidade Embrapii.

A estudante de Direito Yasmin Abreu de Carvalho ressaltou a importância da presença da Universidade em um evento de projeção como o Delas Day para levar serviços às mulheres. “Para nós, é uma grande honra e oportunidade de aprendizado. Também fico muito feliz com esse tipo de evento ser realizado nessas proporções. Vemos muitas entidades participando e figuras de autoridades vindo conversar com as mulheres sobre seus direitos. Em relação à Laprevs, estamos lidando com questões de direito previdenciário, fazendo orientações jurídicas. Então, para nós é uma honra podermos prestigiar o evento e contribuir também”, ressalta a estudante.

A estudante de Engenharia de Produção e vice-líder do Time Enactus de Nova Andradina, Luana Xavier comentou sobre a grande participação feminina no evento. “Estamos conhecendo várias histórias de mulheres inspiradoras. Não só nos palcos, com as figuras de renome nacional e internacional, mas também aqui nos stands da UFMS. Nós também trazemos um pouco das mulheres do campo, as mulheres da nossa comunidade, quando participamos de um evento como esse e também levamos de volta tudo que aprendemos aqui. Todo aprendizado é compartilhado porque o aprendizado se multiplica”, completa.

No evento, a UFMS também cuidou da brinquedoteca, com monitores e recreação; da sala de amamentação para maior comodidade e praticidade; e da sala sensorial, ambiente planejado para auxiliar na regulação emocional de pessoas com autismo, síndrome de Down, ansiedade, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, entre outros.

“Os participantes podem conhecer os nossos programas de Ingresso, nossos programas como o Sou Mulher, que traz a sala de amamentação, onde as mulheres podem amamentar as crianças com privacidade e segurança. A brinquedoteca, que é um espaço educativo em que as mulheres podem deixar as crianças participando. Temos a Sala Sensorial, que é um espaço onde as pessoas podem se acalmar. Trouxemos também a nossa Emprabii, a Agrotec, e as nossas Ligas Acadêmicas. É um momento em que a nossa Universidade traz para a comunidade todo o serviço que ela coloca à disposição das mulheres”, explica a pró-reitora  Vivina.

A diretora e coordenadora de Gestão de Projeto da Agrotec, Caroline Gonçalves, mediou o painel Mulheres Empreendedoras e Inovadoras com demais pesquisadoras no palco silencioso Helena Meirelles. Os participantes recebiam fones de ouvido para acompanhar as falas das participantes.

“O nosso painel teve como objetivo inspirar as mulheres empreendedoras que participaram do evento a inovar. Nosso painel contou com pesquisadoras representantes de diversas instituições, e dentre elas pesquisadoras que viam em seu negócio, em sua pesquisa, um negócio. E colocaram isso no mercado. Esse espaço no painel foi essencial para nós estabelecermos conexão, se inspirar e fortalecer cada vez mais o empreendedorismo feminino, o protagonismo feminino e inovar todos os dias. A UFMS está de portas abertas para a sociedade, para as empreendedoras, e muitas vezes as empreendedoras não têm esse conhecimento. Um evento desse permite que a gente demonstre todo o potencial que nossa universidade tem e estar à disposição da comunidade, da sociedade”, explica a professora.

O painel também reuniu representantes de outras instituições, como a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e vice-presidente de Extensão da ODS nº 10 de Impacto Acadêmico das Nações Unidas, Érika Ferro; a pesquisadora em Inteligência Artificial e Ciência de Dados da Faculdade Insted, Edilene Aparecida de Campos; a professora e empreendedora na área de biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco, Aline de Castro; a gerente de Inovação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, Célia Gamarra; e a pesquisadora do Instituto Senai de Inovação em Biomassa, representando a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, Jessica Gallardo.

A programação do Delas Day 2026 contou com personalidades de destaque nacional. Além da empreendedora Natalia Beauty e da atriz Giovanna Antonelli, a empresária Pollyana Félix, a influenciadora Pequena Lô, a ex-atleta da seleção brasileira de basquete feminino Hortência Marcari, a jornalista Izabella Camargo e o comunicador Marcos Piangers participaram da programação gratuita.

A influenciadora e psicóloga Pequena Lô, que acumula 4 milhões de seguidores nas redes sociais, ressaltou que a formação profissional foi primordial para que pudesse se tornar uma mulher com deficiência em posição de destaque à nível nacional e superar o preconceito.

“Falo que é uma honra, não vejo como peso. É uma responsabilidade, claro, no que eu falo, no que eu faço. Mas a minha formação em Psicologia também me ajuda muito. Sempre tive um filtro do que eu falaria, sendo tão exposta. Mas uma frase que sempre falo é: pra mim é muito prazeroso ter me tornado uma referência que eu não tive. Não tive pessoas com deficiência quando comecei. Eu tive essa insegurança sobre o que as pessoas iriam achar de uma mulher com deficiência tentando entrar nesse lugar de ser conhecida e exposta. Eu sabia que estava vulnerável a receber críticas e comentários capacitistas. Mas quando entendi que ocupei um espaço, passei a me sentir muito honrada, e vejo quantas outras pessoas vieram depois de mim. Hoje eu me tornei essa referência que não tive lá atrás, então fico muito feliz com isso”, conta a influenciadora.

A ex-atleta da seleção brasileira de basquete feminino Hortência Marcari também foi um dos destaques do evento na quarta-feira, 25, e compartilhou que a carreira no esporte foi fundamental para se tornar palestrante e influenciar mulheres.

“Comecei a jogar basquete 50 anos atrás. A mulher não jogava basquete, era ‘coisa de homem’. Fomos abrindo espaço. A mulher conquistou muito seu espaço já, mas ela tem muito a conquistar ainda. O que você não pode é falar ‘nossa isso aqui não é pra mim’. É pra você. Se você quiser, se tem vontade, se sente prazer em fazer aquilo. Escolher algo que te faça feliz. Hoje nas minhas palestras tem muitas mulheres. O mercado tem muitas mulheres. Não apenas porque são, mas porque se capacitaram. É isso é muito importante”, explica.

O Delas Day 2026 também teve apoio da Faems, Fundect, UEMS, AMEMS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Assomasul, TJ-MS, Apex Brasil, TV Morena, Femedi, Prefeitura de Campo Grande, BPW, DuBem, Sicredi, Cresol, Sicoob, UCDB, Abrasel, Nidal Abdul, Sistema OCB e Hospital de Amor.

Texto: Carlos Yukio e Lúcia Santos
Fotos: Carlos Yukio