Diretores e coordenadores administrativos das Unidades (Centros, Faculdades, Institutos) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) participaram, nesta semana, de uma reunião para tratar das contas da Universidade. O encontro foi realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN) e contou com a presença da Vice-Reitora da UFMS, Camila Ítavo.
Segundo a Pró-Reitora de Planejamento e Orçamento, Dulce Maria Tristão, o objetivo da iniciativa é abrir a gestão orçamentária da UFMS para que todos os Diretores saibam quais são as receitas e despesas ao longo de 2017. “Queremos mostrar aos diretores qual é o orçamento de 2017 e como ele será gerido ao longo do ano. Nossa principal motivação é ampliar a transparência das contas da Universidade para que possam agir em conjunto nesse período de contingenciamento orçamentário”, disse.
Para a Vice-Reitora, a transparência e o diálogo são as melhores ferramentas para enfrentar os desafios do atual momento. “A ideia é que se intensifique nossa atenção nessa agenda orçamentária, porque estamos atravessando um período difícil. Se a gente não somar esforços vai ser complicado manter as atividades que são realizadas na Universidade”, explicou Camila sobre o foco da reunião.
Durante os trabalhos, a PROPLAN apresentou um breve relatório com as receitas e as despesas da UFMS, destacando o que é usado em custeio, investimento de capital, manutenção e outras atividades. A equipe da PROPLAN também explicou como funciona o aspecto operacional do exercício orçamentário.
