Foi divulgado o resultado final da seleção de projetos para melhoria da gestão sustentável da UFMS, criados pelas empresas juniores vinculadas ao Programa UFMS Júnior.
“O Programa UFMS Júnior é muito importante para fomentar o empreendedorismo na comunidade acadêmica e esse edital conseguiu estimular a participação das empresas juniores na busca de soluções sustentáveis para Universidade”, conta Mariana Marcondes, da Divisão de Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual.
Ao todo oito projetos foram selecionados e cada um poderá receber até o limite R$ 6 mil de recursos financeiros. No caso do projeto ser realizado em conjunto com outras empresas juniores, será permitido até o limite de R$ 15 mil.
Conheça mais sobre cada proposta:
Redução da emissão de gases de Efeito Estufa por meio da implantação de uma ciclovia com postos de bicicletas compartilhadas – Para facilitar a mobilidade dentro da Cidade Universitária e reduzir o uso de veículos a combustão dentro do campus, a Engefour e a Effectus visam a criação de uma ciclovia e a implementação de um sistema de bicicletas compartilhadas (elétricas ou não) para interligar os blocos.
Dimensionamento de um Biodigestor para geração de energia Elétrica – O intuito da ZooPlus com o projeto é a produção de energia elétrica a partir da biodigestão de dejetos, para abastecimento parcial da unidade de pesquisa e extensão de suínos da Fazenda Escola da UFMS.
Promoção da segurança pública por meio do desenho urbano e turismo no Lago do Amor – A Engefour e a Effectus propuseram um plano de intervenção que melhore os índices de segurança na região do Lago do Amor, valorizando a natureza e engajando a população a utilizar o espaço.
Captação e aproveitamento de águas pluviais do corredor central – A Engefour deseja captar e dar destinação às águas pluviais da Cidade Universitária, bem como promover a redução do uso de água potável na instituição e o reuso de águas pluviais para limpeza de áreas comuns e irrigação de áreas verdes.
Pet friendly: socialização e saúde integrativa – Projeto da ZooPlus, a ideia é desenvolver as relações sociais entre servidores e estudantes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, melhorar as atividades e prevenir a saúde física e mental em encontros com seus animais de estimação.
Protocolo de qualidade voltado ao preparo correto de alimentos de origem animal para a prevenção de endemias no Restaurante Universitário – A ZooPlus e a Apetite têm o objetivo de subsidiar medidas de prevenção de doenças transmitidas por alimentos no Restaurante Universitário de Campo Grande. A partir do conhecimento do problema e de sua magnitude, irão propor medidas de controle, contribuindo para a melhoria da qualidade dos alimentos fornecidos para a comunidade acadêmica.
Reestruturação de cardápios dos serviços de alimentação localizados na UFMS com implementação de Selos Saudáveis – As empresas Apetite e Effectus submeteram o projeto para colaborar com a funcionalidade da alimentação na Cidade Universitária, proporcionando mais acessibilidade e qualidade de vida para os usuários dos contêineres de alimentação.
Desenvolvimento de uma área para práticas de integração e socialização na comunidade universitária – A Factiva Consultoria propôs o projeto com o intuito de criar um espaço de convivência, visando à saúde e o bem-estar da comunidade universitária, implementando práticas de atividades que fomentem a convivência social dentro da Cidade Universitária.
Segue abaixo o edital do resultado final:
Texto: Leticia Bueno
