Durante esta semana os novos alunos das residências em saúde desenvolvidas no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) e das residências multiprofissionais desenvolvidas em parceria com o Hospital São Julião e com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participam de uma programação especial de acolhimento integrado. A solenidade de abertura foi realizada hoje, 2, no auditório da Faculdade de Odontologia.
“Sejam muito bem-vindos, para nós é um grande orgulho recebê-los para a residência, que é um período de muito aprendizado e enriquecimento profissional e pessoal. Sabemos de seu protagonismo junto aos preceptores, professores, estudantes de graduação e todos os profissionais que atuam no sistema de saúde do Brasil e por isso agradecemos seu sim à residência. Existirão desafios, mas façam a diferença onde estiverem, se fizerem uma boa residência tenho certeza que terão um caminho profissional de sucesso e reconhecimento junto às instituições MS e do Brasil”, afirmou o reitor Marcelo Turine.
Representando o superintendente do Humap-UFMS Cláudio César da Silva, a gerente de atenção à saúde do hospital, Andréa de Siqueira Campos Lindenberg reiterou a satisfação do momento. “Damos as boas-vindas a todos, vocês têm a oportunidade de ter uma excelente formação aqui. Sei que a residência é bastante desafiadora, mas quem ama o que faz se dedica e coloca carinho em tudo. Contem conosco do Humap, estamos à disposição para o que pudermos ajudar”, disse.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Nalvo Franco de Almeida Junior também lembrou dos desafios. “Temos visto novas doenças surgindo e também doenças antigas que voltaram a circular, então vocês estão preparados e irão se capacitar ainda mais aqui na residência para esses atendimentos. A UFMS possui hoje uma pós-graduação ampla e bem consolidada e as residências fazem parte também dessa conquista”, declarou.
“Parabenizo a todos por serem residentes aqui, uma conquista que certamente vai ser importante para o futuro profissional de cada um aqui. É uma caminhada que ao final vocês sairão muito diferentes de quem são hoje. Temos certeza que esse amadurecimento será para muito melhor e estaremos com vocês do começo ao fim”, falou a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu), Camila Guimarães Polisel.
“Sabemos que as residências contribuíram para mudar a condição em saúde do nosso estado. Esperamos que vocês se sintam cada vez mais motivados, que passem horas agradáveis aqui, aprendendo e desenvolvendo sua potencialidade. Ficamos muito felizes em vê-los no hospital e estamos aqui para apoiá-los no que necessitarem. Contem conosco e sucesso”, finalizou a gerente de ensino e pesquisa do HUMAP-UFMS, Maria de Fátima Meinberg Cheade.
Programação – A chefe da unidade de gerenciamento de atividades de pós-graduação do Humap-UFMS, Ellen Souza Ribeiro explicou que o intuito do acolhimento é apresentar aos novos residentes os protocolos e fluxos institucionais, para que sejam integrados ao serviço. “Para isso, foram programadas palestras expositivas, oficinas práticas e Simulação Realística Clínica”, expôs. Durante os dois primeiros dias a programação é conjunta, do dia quatro em diante os residentes participam de oficinas em grupo, separados por especialidade.
O Humap-UFMS conta com residência em 21 especialidades médicas, entre elas algumas exclusivas como Reumatologia, Dermatologia, Homeopatia e Infectologia.
Texto e fotos: Ariane Comineti
