Residência Pedagógica classifica novos estudantes na Cidade Universitária e nos câmpus

Quinze acadêmicos do Instituto de Biociências, da Faculdade de Educação e da Faculdade de Ciências Humanas, além de estudantes dos câmpus de Coxim e Três Lagoas estão classificados no processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes no programa de Residência Pedagógia (RP). O resultado final está disponível aqui.

Os residente receberão bolsa mensal de R$ 400 custeada pela Capes durante 18 meses. O objetivo do programa é promover a imersão do estudante dos cursos de licenciatura da Universidade no cotidiano da escola de educação básica. O RP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. “O programa de Residência Pedagógica contribui com a reflexão da prática educativa nas escolas”, comenta a coordenadora institucional Marta Costa Beck.

A Residência prevê a realização de 414 horas para cada residente, distribuídas em três módulos de seis meses. “Os estudantes irão para a escola a fim de aprender a docência em sua prática. Eles são orientados por um docente da UFMS e pelo preceptor da Escola”, explica Marta.

De acordo com a coordenadora, as atividades serão desenvolvidas por meio de plataformas digitais utilizadas pelas escolas. “Os residentes serão inseridos nessas plataformas e participarão das aulas on-line e das atividades que os professores desenvolvam, inclusive contribuindo no planejamento, correção de exercícios e elaboração de materiais alternativos”, acrescenta Marta.

Mais informações sobre a RP podem ser obtidas no site residenciapedagogica.ufms.br

Texto: Vanessa Amin