Hoje, dia 25, a Reitoria Itinerante visitou a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan). A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre os membros da Administração Central e os diretores, professores e técnicos-administrativos de cada unidade.
“Essa é a terceira visita que fazemos na Reitoria Itinerante pela Cidade Universitária e é um momento de diálogo, de construção, de avaliação e de poder analisar alguns números e comemorar a evolução da faculdade”, explica o reitor Marcelo Turine.
A Reitoria Itinerante é um momento de planejamento estratégico e de diálogo institucional. O reitor e a vice-reitora Camila Ítavo visitaram o novo prédio da faculdade, inaugurado no primeiro semestre deste ano, para vistoriar as salas de aula, os laboratórios e demais dependências.
“Uma visita como essa que nós estamos presenciando hoje é uma visita ímpar que cresce, aumenta, solidifica e carimba as nossas gestões, tanto a gestão da nossa reitoria quanto da Facfan”, afirma a diretora da Facfan, Ligia Macedo.
Segundo a diretora, esta é a primeira vez em sua carreira acadêmica em que observou uma gestão participativa como a gestão atual da UFMS. “Ter a oportunidade de ter os nossos líderes, reitores, vice-reitora, pró-reitores e diretores das agências aqui, escutando as nossas demandas e vendo as nossas necessidades, ouvindo os problemas e tentando resolver junto com a gente, é algo que você realmente não encontra em todos os lugares. Eu já passei por diversas universidades e nunca vi uma Reitoria Itinerante e uma gestão participativa e transparente, porque somente órgãos transparentes conseguem fazer reitorias itinerantes”.
A professora Priscila Aiko Hiane Siroma, que leciona em três cursos da faculdade, e conta que esta proximidade faz com que os docentes se sintam mais acolhidos. “Essa aproximação da administração junto à comunidade acadêmica, junto à comunidade docente, enfim, faz toda diferença em relação as outras gestões. Torna tudo mais aconchegante e acessível, as pessoas se sentem muito mais bem-recebidas, não existe um bloqueio, uma inacessibilidade em relação à administração”.
Ana Paula Tinti Pereira é egressa do Campus do Pantanal (CPAN) e hoje, atuando como técnica-administrativa da Facfan, percebe o impacto de se ter uma gestão mais presente. “Quando eu era acadêmica, eu nunca tinha visto o reitor da época, nem na minha colação de grau. Agora, vejo que essa gestão lida com a gente de forma bem mais próxima, horizontal”.
Renan Lima é acadêmico da primeira turma do curso de Engenharia de Alimentos e comenta sobre o contato mais direto entre a comunidade acadêmica como um todo. “O reitor está se mostrando muito acessível. Esse contato é mais direto, a gente não precisa passar por tantos meios para passar as informações. Se a gente precisa de alguma coisa, a gente pode falar direto com o reitor”.
De acordo com o acadêmico, a Reitoria Itinerante também é importante para valorizar cada unidade. “É muito bom poder mostrar o nosso lado, porque são inúmeras faculdades, então é bom que a reitoria conheça cada história e seja um pouco mais próximo da gente”, finaliza.
Texto: Leticia Bueno
