Reitor participa de seminário sobre transição e eficiência na gestão pública

Nesta segunda-feira, 14, o reitor Marcelo Turine participou da abertura do seminário E agora prefeito? Transição e Gestão com Eficiência, realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado, Sebrae/MS, e UFMS, com organização da Escola do Legislativo e Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e destinado aos gestores interessados em conhecer soluções para uma transição e gestão com eficiência.

“Em primeiro lugar, gostaria de cumprimentar os prefeitos eleitos e desejar sucesso na gestão. O desenvolvimento de cada município, transforma Mato Grosso do Sul em um estado cada vez mais pujante. Também gostaria de cumprimentar o governador Reinaldo Azambuja e em seu nome todos os secretários e colaboradores. Parabéns pela gestão e pelo apoio a este evento. Agradeço também ao presidente da Fiems, Sérgio Longen, e também ao deputado Paulo Corrêa, presidente da Assembleia Legislativa que é sempre uma instituição pró-ativa na gestão do Estado”, disse o reitor.

Turine também falou sobre a importância dos investimentos em educação. “A minha mensagem é simples, mas fundamental para o desenvolvimento de cada município. Investir em educação não pode ser considerado um gasto público, mas é transformar a vida dos nossos jovens, especialmente, neste momento de pandemia. Sem esse olhar atencioso de cada um de nós à questão da formação e capacitação é impossível enfrentar os desafios. Educação, governança e inovação são as ferramentas que estão à disposição de vocês, prefeitos, disponibilizadas em especial pela UFMS e a Fapec”, destacou o reitor.

O Seminário acontece até às 16h e, ao longo do dia, contará com a realização de painéis com temas relacionados à gestão eficiente, modelos de gestão – casos de sucesso e a relação entre os poderes Executivo e Legislativo; órgãos de controle e a relação com os municípios, entre outros.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, a proposta é estreitar o relacionamento com os chefes dos Executivos Municipais, para que se comprometam com uma boa gestão e com pautas ligadas ao desenvolvimento econômico local. “Mostraremos aos eleitos como fazer uma boa gestão a partir de parcerias com a iniciativa privada e o Sistema S. Nossa proposta é estimular as iniciativas que fortaleçam o mercado local, onde estão as micro e pequenas empresas. Destacamos que a inclusão dos pequenos negócios na pauta do gestor público fomenta a dinamização da economia”, destacou Longen.

Para a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun, considerando o curto tempo de gestão das prefeituras, o Poder Público precisa ter parceiros e alternativas que possam auxiliá-los no dia a dia. “A estrutura administrativa e operacional da Fapec permite atuar com agilidade, legalidade, transparência, flexibilidade e competência para o estabelecimento dessas parcerias, contribuindo para uma maior integração entre a universidade, a comunidade e o Poder Público”.

“Numa Democracia, a harmonia entre os poderes é fundamental, nós na Assembleia Legislativa estamos comprometidos institucionalmente com um Estado mais eficaz, transparente e competente. Iniciativas como esse seminário respondem anseios da sociedade por gestões reconhecidamente mais eficientes, eficazes e que ofereçam ao cidadão e cidadã políticas públicas que resultem na melhoria da qualidade de vida”, afirmou o deputado Paulo Corrêa, presidente da ALMS.

Acompanhe a transmissão do Seminário abaixo.


Texto: Vanessa Amin, com informações da assessoria de comunicação da Fapec