Quarta é “Dia dos Tambores” na Semana Mais Cultura UFMS

Nesta quarta, vários grupos de tambores se apresentam no Mais Cultura, durante todo o dia. Segue a programação do “Dia dos Tambores” que acontece nesta quarta, em vários horários e locais da Cidade Universitária:

Exposição de tambores com a Bike Itinerante Guatambu

Guatambu é uma marca autoral que oferece produtos nas áreas artística e sustentável a partir da construção de instrumentos musicais, bonecos, acessórios em couro, luminárias orgânicas, indumentárias e serviços em cenografia, ambientações temáticas e paisagismo. A exposição fica por conta do artesão Lício de Castro.

Local: Corredor Central

Horário: A partir das 9 h

A.A.A.ENG. – UFMS

A Bateria da Atlética das Engenharias da UFMS surgiu no final de 2013. É composta por estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção. Atualmente é dirigida por Gabriel Nantes Nogueira, acadêmico do curso de Engenharia Civil.

Local: Restaurante Universitário – RU

Horário: 11 h

Enxuga La Lechuga

Enxuga La Lechuga, é uma banda que dentre salsas, cumbias e boleros, cria um clima “sabroso” e “caliente” para quem quer que esteja no salão não resista ao toque das congas e timbales, e se embale ao ritmo dessa pequena jornada de músicas latinas. Rhuan Enciso, Julia Mendes, Pepa Quadrini e Felipe Ceará compõem esse elenco junto com outros convidados, com o compromisso de fazer seus corpos não parar de mexer.

Local: RU

Horário: 12 h

Crianças do SESC Lageado – Campo Grande MS

O grupo de percussão do SESC Lageado tem por objetivo promover a música como uma ferramenta de desenvolvimento humano. Explorado em grupo as diversas possibilidades percussivas musicais, dentro da percussão corporal e instrumental. Instrumentos da cultura brasileira como o tambor, o chocalho e o pandeiro fazem parte de seu repertório assim o como xilofone djembe, Cajon entre outros.

Local: Auditório do CCHS

Horário: 15 h

Orquestra Vai Quem Vem

Com intuito de preservar, fomentar e incentivar a cultura brasileira em suas variadas formas, um grupo de 8 amigos, profissionais de diversas áreas, como Administração, Jornalismo, Publicidade, Advocacia, Pedagogia e Engenharia, se uniram pela Música e fundaram a Orquestra Vai Quem Vem, com a ambição de tocar ritmos brasileiros, como a Marcha, O Samba, O Frevo, O Samba Reggae, O Maracatu, Baião, dentre outros tantos ritmos que possuímos. A Orquestra é formada por instrumentos de sopro como Saxofones, Trompetes, Trombones, Tubas, e instrumentos percussivos que alternam entre Surdos, Caixas, Ganzas, Tambores de Alfaia, etc.

Local: Sala de estar CCHS

Horário: 15h30

Instrumentação da capoeira – Grupo de Capoeira Roda de Bamba

A Escola de Capoeira Roda de Bamba é um centro cultural que, desde 2008, trabalha a capoeira em sua interdisciplinaridade, fundamentando juntamente com esse jogo outras expressões afro-brasileiras como o Maculelê e o samba, rituais feitos em Roda. Além de suas academias, a escola também desenvolve aulas gratuitas nas periferias e nos espaços públicos de Campo Grande, visando democratizar o acesso à cultura e reconhecendo-a enquanto cultura de resistência de um povo.

Local: Feira de Artesanato – Frente dos bancos

Horário: 16 h

LAPEBÁ (Laboratório de Percussão e Batucaria UFMS) + FEMME

LAPEBÁ – Chama-se laboratório por não se tratar de um curso de percussão no qual se aprendem ritmos, técnicas e como tocar determinados instrumentos. A intenção aqui é manipular e experimentar sons percussivos em suas mais variadas formas, descobri-los, senti-los, e a partir daí aprender ritmos, técnicas e instrumentos. Não nos prendemos apenas aos instrumentos de percussão convencionais, mas os utilizaremos como ponto de partida para modificá-los ou criarmos outros de modo a conseguirmos novos sons.

FEMME – é um coletivo formado por mulheres da Cia. Dançurbana de Campo Grande/MS, que a partir da dança cria novas coreografias tendo como base a feminilidade nas danças urbanas.

Nessa ocasião os dois projetos se juntarão para uma performance unindo batuque, expressão corporal e sentimento!

 Local: Sala de Estar – Arquitetura

Horário: 16h30

Encontrão de tambores

O Encontrão de Tambores da UFMS possibilitará uma aproximação de percussionistas, profissionais ou não, para um diálogo musical através de uma experimentação de ritmos da cultura popular brasileira. Não é necessário ter conhecimento musical para participar. Basta trazer seu instrumento, panela, balde, chocalho de latinha de cerveja e qualquer coisa que faça som para batucarmos juntos! O encontrão será guiado pelo professor de percussão do curso de Música da UFMS, Felipe Ceará, e por amigos convidados.

Local: Rampa do Glauce Rocha

Horário: 18h30 – 19h30