Projeto de agricultura nas comunidades indígenas recebe doação de equipamentos

O projeto “Agricultura Peri-Urbana em Comunidades Tradicionais e em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica no Mato Grosso do Sul”, também conhecido como Horta na Aldeia recebeu a doação de um motocultivador e uma carreta, que contribuirão para a iniciativa, que atende 31 comunidades no estado. 

O reitor destacou a importância da parceria de levar a ciência para as comunidades.

O reitor Marcelo Turine recebeu os equipamentos na tarde de sexta-feira, 19, e agradeceu as parcerias com o município e o estado. “Não existe desenvolvimento sem o vínculo com a ciência. Como Universidade, estamos integrados e empenhados em ajudar nas políticas públicas. Que nós tenhamos a liberdade de sonhar: queremos ver a população em situação de vulnerabilidade fazendo o uso da ciência, gerando riqueza, conhecimento e, neste caso, alimento”, ressaltou.

A coordenadora do projeto de extensão, Vanderléia Paes Leite Mussi, explica que o motocultivador e a carreta serão úteis para as comunidades, para otimizar tempo. A iniciativa existe desde 2018 e está presente em seis aldeias indígenas de Campo Grande. 

A professora Vanderléia Mussi é coordenadora do projeto.

“É um projeto de produção de hortaliças e leguminosas, com o objetivo de levar uma mudança de hábitos alimentares, com o consumo dessas verduras, e também tem gerado renda para as comunidades. Algumas têm vivido da sua produção e outras têm complementado a renda”, disse.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, realizou a entrega e reforçou a importância da Universidade, não apenas para os estudantes, mas para a sociedade em geral. “Quero agradecer aqueles que se dedicam para a construção de um mundo melhor. Só temos a agradecer, por usarem o conhecimento para ajudar a levar o alimento para quem precisa”.

O projeto de extensão tem parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural e, agora, com a Prefeitura de Campo Grande. Os equipamentos entregues foram adquiridos a partir de recursos de emendas parlamentares. 

 

 

Texto e fotos: Mylena Rocha