Projele reinicia suas atividades com 30 turmas para o segundo semestre

O Projeto de Extensão Cursos de Línguas Estrangeiras (Projele) retorna com novas vagas e oportunidades para o público externo e comunidade acadêmica da UFMS.

As vagas são para todos os níveis de fluência em línguas. Ao todo, serão 30 turmas e 25 vagas em cada. As ofertas são para os cursos de inglês, francês, alemão, espanhol e libras.

Na cidade universitária, as inscrições para alunos novos começam dia 7 de agosto e deverão ser feitas pelo site do Projele. Para os acadêmicos que já participam do Projeto, a rematrícula será realizada entre 6 e 9 de agosto, presencialmente, na Secretaria do Projele. As aulas começam dia 11 de agosto.

Ao todo, foram reservadas 380 vagas para pessoas vinculadas à UFMS (discentes de graduação: 200; discentes de pós-graduação: 80; docentes: 50; técnicos administrativos: 50) e 400 vagas para o público externo (pessoal externo ao meio universitário: 340; pessoal oriundo de outras instituições de ensino superior: 60).

O Projele também abrirá vagas para a comunidade acadêmica e público externo dos câmpus de Aquidauana, Coxim e Corumbá. A quantidade de vagas e as datas das inscrições serão definidas pelo coordenador do projeto de cada câmpus e o início dos cursos está previsto para ainda  este mês. As ações serão divulgadas no site da Proece e da UFMS.

Para participar do projeto é cobrada uma taxa semestral por aluno. Para a comunidade universitária da UFMS o valor é de R$ 195,00. Para o público externo, a taxa é de R$ 230,00. O pagamento é feito no ato da inscrição. Questões como parcelamento e outros casos especiais deverão ser conversadas diretamente com a coordenação do Projeto. O valor arrecadado é destinado à manutenção do Projeto e aos 41 bolsistas do Projele.

Esse programa de extensão tem como objetivo oferecer cursos e estudos em línguas adicionais e materna ao público externo e à comunidade interna da UFMS. Outro aspecto relevante é o preço abaixo do mercado, tornando-os mais acessíveis ao público interessado.

Lucas Silva (estagiário de Jornalismo)