Estão abertas as inscrições do processo seletivo para concorrer a vagas remanescentes dos Programas de Residência Médica do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS-Ebserh). Os interessados têm até o dia 17 de março para participar da seleção.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Maria Lígia Rodrigues Macedo, ressalta que os residentes que ingressarem nos programas terão a oportunidade de vivenciar as rotinas hospitalares. “Sempre supervisionadas e assistidas por profissionais experientes e com elevada competência ética e profissional”.
O diretor da Faculdade de Medicina da UFMS, Marcelo Vilela, explica que o Hospital Universitário tem diversos programas e que busca realizar o processo seletivo sempre que possível, de forma a preencher as vagas remanescentes. Para o diretor, a residência é uma etapa fundamental na formação de um profissional, pois, assim, ele poderá se especializar em uma área.
“O Humap é um hospital muito relevante para o Mato Grosso do Sul, nós temos 23 programas de residência médica. É muito importante o profissional fazer a residência porque, além do conhecimento teórico, é uma pós-graduação com muitas horas e tem a atividade prática, que é essencial”, reforça.
Ao todo, são 10 vagas disponíveis, sendo sete oportunidades em especialidades com acesso direto, como Homeopatia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade e Ortopedia. Há três vagas em especialidades com pré-requisito em Clínica Médica, como Reumatologia e Medicina Intensiva Pediátrica.
“Lembramos ainda que o processo de formação na Residência Médica HUMAP-UFMS é supervisionado e coordenado de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC)”, comenta a pró-reitora.
Processo seletivo
As inscrições devem ser realizadas no portal de Pós-Graduação. Para efetivar a participação no processo seletivo, o candidato deve escanear e anexar os documentos listados no edital até às 16 horas do dia 17. Os arquivos deverão estar no formato “pdf”.
O processo seletivo é composto por prova objetiva, com questões de múltipla escolha, prevista para o dia 18 de março, na Famed, na Cidade Universitária.
A publicação do resultado final está prevista para o dia 22. As matrículas ocorrerão no dia 23 de março e, após este período, aqueles que não se inscreverem serão considerados desistentes.
Texto: Mylena Rocha
