A vice-reitora Camila Ítavo recebeu o troféu de reconhecimento pelo projeto de extensão Rádio e TV para a Educação e Conscientização no Trânsito – Tá na Rua nesta terça-feira, 10, que foi entregue pela diretora de Educação no Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo. A iniciativa é coordenada pela UFMS e desenvolvida em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel) e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura.
Em julho deste ano, o projeto foi premiado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, que contribui para melhorar o trânsito no Brasil, pelas ações desenvolvidas no Maio Amarelo. O projeto de extensão Programa de Rádio e TV voltado para Educação e Conscientização do Trânsito recebe investimentos a partir de recursos arrecadados com multas aplicadas pelo Detran-MS em casos de infrações. Ao todo, são 30 bolsistas de diversos cursos de graduação envolvidos em todos os câmpus.
A estatueta, entregue à vice-reitora Camila Ítavo, representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido com estudantes do cursos de Jornalismo e Audiovisual, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. “Conseguimos fortalecer o sistema de comunicação no Estado, fortalecer a Fundação e a Universidade. Agradecemos ao Detran-MS por trabalhar a educação do trânsito e, principalmente, por fomentar a importância de termos cada vez mais motoristas conscientes e cientes de sua responsabilidade. Hoje fomos coroados por esse prêmio na categoria Universidades e isso mostra o quanto esse trabalho em parceria com o Governo do Estado, por meio do Detran-MS, da Fertel e com o apoio da UFMS, conseguiu formar pessoas e ainda se tornar exemplo para Mato Grosso do Sul”, pontua a vice-reitora.
Para a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Mara Pinheiro, coordenadora geral do projeto, a parceria contribui para uma sociedade que entende seus direitos e deveres. “Quando a gente fala de educação do trânsito, em última instância, estamos falando de melhora da nossa vida. Como interagimos com o outro, como podemos ter esse cuidado quando a estamos à frente de um veículo, como pedestre ou como motociclista. Então, esse projeto une quatro instituições e esse prêmio vem coroar, mostrar que nós estamos nesse caminho de benefício para a sociedade”, ressalta.
Segundo a diretora de Educação do Detran-MS, Andrea Moringo, o prêmio é fruto de muita dedicação. “Esse é o resultado de um trabalho consistente, sério e comprometido entre as instituições, envolvendo os estudantes de comunicação nessa produção de todas as ações do Maio Amarelo. Isso se reflete na educação desses estudantes. Traz mais visibilidade, mais credibilidade, mostrando que eles estão se empenhando, que estão no caminho certo para produzir conhecimento e levar informação a toda a população sul-mato-grossense”, enfatiza gestora.
O projeto tem a missão de levar informação, conscientização e promover a educação no trânsito com produções para rádio, televisão e mídias sociais, produzido pelos bolsistas com orientação dos docentes. A programação veiculada na TV Educativa todas as quartas-feiras, às 21h30, e no canal da TV UFMS, estreou em março de 2023. Com duração de aproximadamente 15 minutos, o programa é dividido em quadros fixos como A rua mais bonita, Quiz (perguntas e respostas sobre trânsito), Você sabia?, Fala código (temas do Código de Trânsito Brasileiro) e tem a participação do público, autoridades e especialistas. Até o momento são 62 edições produzidas e veiculadas.
No formato radiofônico o programa é veiculado nas rádios educativas e UFMS 99.9 e 104,7 FM, todas as sextas-feiras, às 17h. Há quase dois anos no ar, já foram elaboradas aproximadamente 90 edições. Com linguagem acessível e dinâmica, os episódios retratam o dia a dia e alertam os motoristas, ciclistas e pedestres sobre comportamentos seguros no trânsito. Todas as edições podem ser conferidas na página da Rádio Educativa UFMS 99.9.
Texto: Thais Cintra
Fotos: Álvaro Herculano

