Programa de Residência Pedagógica abre vagas para professores da Educação Básica atuarem como preceptores

Professores que atuam nas escolas de Educação Básica da rede pública podem se inscrever no processo seletivo do Programa de Residência Pedagógica (PRP 2022/2024) da UFMS . As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de junho pelo sigproj.

Com o objetivo de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciamento na escola de Educação Básica, o programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores.

“O Programa de Residência Pedagógica estimula as discussões referentes a temas educacionais realizados com o grupo, por meio da articulação entre a UFMS e a escola pública de Educação Básica, proporcionando aos participantes a produção de conhecimentos específicos”, explica a diretora de Inovação Pedagógica e Regulação da Pró-Reitoria de Graduação, Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa.

As vagas são para professores preceptores nas cidades de Coxim, Três Lagoas, Naviraí Corumbá e Campo Grande, nas áreas de biologia, geografia, história, língua portuguesa, pedagogia e sociologia. A bolsa paga ao preceptor selecionado é de R$ 1.100,00 mensais custeada e concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com a coordenadora Institucional, Marta Costa Beck, o programa iniciou em 2018 e está na terceira edição que segue até o dia 30 de abril de 2024. “Aprendemos a cada ação desenvolvida e o enriquecimento curricular dos estudantes que tem sido constante, a integração entre a Universidade e as escolas da Educação Básica tem gerado frutos e grandes desafios”.

A professora de língua portuguesa da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho em Corumbá, Rita Cássia Aureliana, entrou para o PRP em 2022.

“Ser preceptora é de extrema importância pois vejo como uma forma não só de auxiliar os estudantes, mas também de contribuir com a educação e principalmente na formação dos novos profissionais em educação e oportunizar uma vivência mais ampla dentro da escola”, relata a professora Rita.

Para participar, os candidatos interessados na área correspondente ao subprojeto devem possuir licenciatura que corresponda ao componente curricular, com no mínimo dois anos de magistério na Educação Básica; ter disponibilidade de tempo para as atividades previstas no projeto; além de fazer parte do corpo docente da escola que integre o projeto institucional, exceto para subprojetos de Educação do Campo e Intercultural Indígena, nos quais será admitido possuir licenciatura em área diversa do curso, desde que atue em escola e modalidade do campo e indígena, respectivamente.

A lista dos candidatos aprovados será divulgado no dia 15 de junho no portal da Pró-Reitoria de Graduação. A relação completa dos documentos e requisitos necessários, bem como mais informações estão disponíveis no edital abaixo.

Texto: Lúcia Santos 

EDITALno-204_2023-PROGRAD_UFMS-Selecao-de-Preceptore-PRP