Programa de bolsas para mestrado no exterior será abordado na Cidade Universitária

No dia 17 de agosto a Cidade Universitária irá sediar uma palestra sobre o programa Chevening, uma iniciativa do governo britânico que fornece bolsas integrais de mestrado para todas as áreas do conhecimento. O evento gratuito e aberto a todos os estudantes será no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, no setor 2 bloco 6, a partir das 14h. Os interessados podem se inscrever neste link

Conforme a secretária de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e Inovação, Lucilene Machado Garcia Arf, a internacionalização do currículo é importante tanto para os pesquisadores, quanto para uma qualificação diferenciada enquanto profissional. “Sempre haverá o acréscimo da força internacional no currículo, provando que o profissional está apto a assumir compromissos em qualquer lugar do mundo. Além disso, estudar no exterior pode ser uma oportunidade fantástica para ampliar horizontes, vivenciar uma nova cultura acadêmica e aprender mais sobre si mesmo”, disse.

Não há limite de idade para inscrição. O programa Chevening envolve mais de 160 países e, só no Brasil, cerca de 50 estudantes são selecionados todos os anos.

Em 2019 a jornalista formada na UFMS Iasmim Amiden já tinha o interesse em fazer mestrado fora do Brasil quando encontrou no Chevening uma bolsa de estudos de prestígio, com propósitos com os quais se identificou. “Apesar de ser uma bolsa muito concorrida, decidi aplicar porque era a mais completa em termos acadêmicos, suporte financeiro e por ser tão ampla que atendia a minha área de interesse. Sem contar a rede de atuais e ex-bolsistas, que eu sabia que era muito forte e poderia gerar excelentes colaborações e relações no futuro”, contou.

Em 2020, em meio à pandemia e isolada há quase um ano em seu apartamento, a egressa recebeu a notícia da aprovação com muita emoção. “Quando li as primeiras linhas do e-mail em que dizia que eu tinha sido selecionada, me emocionei muito, lembrei de tudo que passei para ter alcançado esse resultado, me senti grata, feliz, e enxerguei a tamanha oportunidade que aquele momento representava na minha vida”, lembrou. 

Iasmim cursou então o Mestrado (MSc) em Comunicação Científica e Engajamento Público na Universidade de Edimburgo na Escócia, Reino Unido, na turma de 2021/2022. Para ela a experiência foi muito rica na troca de conhecimento, novas amizades, vivência de novas culturas, amadurecimento pessoal, prática do idioma e autoconhecimento. “Para a vida profissional, abriu oportunidades únicas pois me conectou com pessoas que atuavam na área do jornalismo e comunicação científica e que estavam trabalhando para criar novos espaços para contribuir com a democratização do conhecimento científico”, apontou.

Após a finalização do Mestrado a jornalista decidiu ficar por mais alguns meses no Reino Unido para conhecer mais lugares e poder colocar em prática um pouco da teoria absorvida no curso. “Eu gostaria de encorajar mais pessoas a aplicarem para o Chevening e não se sentirem intimidadas pela alta concorrência, valorizar suas experiências e histórias. Todos temos uma história para contar e ela é importante”, finalizou.

 

Texto: Ariane Comineti 

Fotos: Formatura – Arquivo pessoal de Iasmim Amiden / Evento – Divulgação do Programa Chevening