Está aberto o cadastro de projetos de ensino de graduação no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). O prazo para professores apresentarem as propostas segue em fluxo contínuo, até 1º de novembro.
Os projetos de ensino de graduação poderão ser desenvolvidos por meio de atividades em sala de aula que estejam articuladas em propostas de trabalhos inter, multi ou transdisciplinares; atividades extraclasse ou de campo; ou atividades que tenham como resultado a criação ou apresentação de um produto. “São ações acadêmicas complementares para qualificar os processos de ensino e de aprendizagem nos cursos de graduação, pois ampliam as experiências formativas para além da sala de aula e contribuem para uma formação qualificada e cidadã dos estudantes”, explica o pró-reitor de Graduação (Prograd), Cristiano Vieira.
A inscrição deve ser feita por meio do acesso ao Sigproj com passaporte e senha, preenchimento do formulário, inserção dos participantes na proposta, finalização e envio. Os membros da equipe de execução cadastrados pelo coordenador deverão aceitar o convite participação na mesma plataforma.
As propostas deverão ser cadastradas com, no mínimo, vinte dias de antecedência do início previsto e deverão estar vinculadas a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais (ODS) ou à temática do 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável sobre Igualdade Étnico-Racial, conforme consta na Resolução Nº 2, da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de 20 de dezembro de 2023.
Os coordenadores devem ser professores efetivos da UFMS que tenham currículo cadastrado na plataforma Lattes, cadastro no Open Research and Contributors Identification (Orcid) e que não tenham qualquer pendência com a Instituição.
Os coordenadores dos projetos cadastrados e aprovados poderão participar do edital de fomento dos projetos de ensino de graduação da UFMS. Mais informações podem ser obtidas abaixo:
EDITAL (PROGRAD_RTR) n 18, de 19-01-2026.
Texto: Ariane Comineti
