Professores da UFMS compõem nova direção da Sociedade Brasileira de Educação Matemática

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), regional Mato Grosso do Sul, elegeu uma nova diretoria para o triênio 2019-2022. Foi a primeira vez que duas chapas se candidataram, a “Unidos pelo ensino de Matemática no Mato Grosso do Sul” e a “Experiência, Diversidade e Integração”, sendo a última a vencedora. A cerimônia de posse ocorreu no dia 9 de dezembro, na UFMS.

A relação SBEM-MS e UFMS é de longa data. A criação da SBEM nacional, na década de 1980, contou com a participação de três professores da UFMS (José Luiz Magalhães de Freitas, Eronídes de Jesus Bíscola e Luiz Carlos Pais), que, na sequência, deram início à SBEM regional. A diretoria eleita conta com quatro professores da UFMS, duas da UFGD, uma professora da UEMS e um professor da Rede Estadual de Ensino.

A nova diretoria apresenta seis frentes de trabalho para sua gestão: fortalecimento da SBEM-MS e das licenciaturas; formação em serviço; interface escola-universidade-comunidade; incentivo a pós-graduação e parcerias institucionais.

Dentre esses objetivos vale destacar que para o fortalecimento da SBEM-MS, uma das ações a serem realizadas é a constituição de uma Diretoria Ampliada. A proposta pretende estabelecer o diálogo direto com representantes das diversas regiões do estado, trazendo suas demandas, bem como levando as ações da SBEM até esses locais.

Outro ponto bastante importante é o estabelecimento de parcerias institucionais para o desenvolvimento das atividades da SBEM. Em gestões anteriores, algumas ações como palestras e oficinas para os professores foram desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria Municipal de Educação. Nesse momento, esse diálogo precisa ser reestabelecido e aprofundado para que as secretarias e a Sociedade possam desenvolver ações em parcerias no atendimento à demanda dos professores de Matemática do estado de Mato Grosso do Sul.

Outra parceria a ser firmada e de fundamental importância para as ações da SBEM é com as universidades do estado que oferecem cursos de licenciatura em Matemática. Um primeiro contato já foi estabelecido com os docentes que atuam nesses locais, no entanto é necessário que haja parcerias institucionais para que ações sejam implementadas.

Para conhecer as propostas de trabalho para este triênio e participar das ações da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, acesse sbembrasil.org.br.

Texto: Letícia Bueno