O livro Dynamics of the Pantanal Wetland in South America (Dinâmicas do Pantanal na América do Sul), lançado em janeiro pela editora Springer (http://www.springer.com/br/book/9783319187341) e editado pelos pesquisadores Ivan Bergier (Embrapa Pantanal) e Mario Assine (Universidade Estadual Paulista – Rio Claro-SP), tem como coautor no volume 37 o professor Aguinaldo Silva, do curso de Geografia do Câmpus do Pantanal (CPAN) e dos programas de mestrados em Estudos Fronteiriços (CPAN) e em Geografia (Campus de Três Lagoas).
O professor faz parte do grupo de pesquisa Sistemas Fluviais e Meio Ambiente (CNPq) e em conjunto com diversos pesquisadores das Universidades de Kentucky, Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Rio Claro (SP) e também da Embrapa Pantanal publicaram os seguintes trabalhos no livro:
– Paleolimnology in the Pantanal: Using Lake Sediments to Track Quaternary Environmental Change in the World’s Largest Tropical Wetland – Neste capítulo são discutidas as mudanças ambientais ao longo do tempo geológico (Quaternário) no Pantanal a partir de testemunhos sedimentares coletados em alguns dos principais lagos do Pantanal.
– Avulsive Rivers in the Hydrology of the Pantanal Wetland – Este capítulo fornece informações sobre a hidrologia e os processos de avulsões que acontecem no Pantanal, levando os rios a mudarem o seu curso como o que acontece no rio Taquari. Além disso, destaca como as intervenções naturais e antrópicas podem interferir nas mudanças de direção dos rios do Pantanal.
– Methane and Carbon Dioxide Dynamics in the Paraguay River Floodplain (Pantanal) in Episodic Anoxia Events – O presente capítulo aborda a variabilidade espaço-temporal de CH4 e as emissões de CO2, além de CH4 e CO2 dissolvido nas águas de superfície, por curso de dois eventos decoada no Rio Paraguai. O processo de decoada que acontece está relacionado com a decomposição da matéria orgânica que vai diminuindo o oxigênio da água, causando a mortandade de peixes.
