Professor da USP palestra sobre inteligência como valor cultural

Entre a vasta programação da Semana de Desenvolvimento Profissional foi realizada a palestra “Competências emocionais, antes, agora e depois”, com o professor aposentado pela Universidade de São Paulo (USP), Marcos Arenales.

Segundo o professor, o tema central da palestra era a inteligência como um valor cultural e sua relação com o emocional. “A inteligência entendida como a capacidade de aprender com a experiência, com o mundo e consigo mesmo. Uma busca incessante das nossas verdades interiores que são expressões de satisfação  de nossos desejos, em oposição às nossas mentiras, que são respostas a nossos temores, que podem se tornar nossas verdades destrutivas de nós mesmos e do ambiente”.

Autodeclarado “psicanalista de rua”, Marcos realiza atendimentos em praça pública junto com colegas psicanalistas e atendimentos de pessoas da periferia de São Carlos, cidade onde vive, que não possuem recursos financeiros para acompanhamento psicológico.

“Nossas mentiras se expressam em inveja e destrutividade, sendo deletério para o sujeito agarrado a elas e ao ambiente em que vive. Nossas mentiras perpetuam traumas de gerações passadas, como as guerras, a escravidão. É preciso a coragem de olharmos nos olhos de nossos demônios interiores, alimentados com nossas mentiras”, afirma o professor, sobre a relevância de se debater o tema. “Creio que mesmo estudantes de exatas são interessados em assuntos relacionados ao desenvolvimento da mente”.

A palestra inicialmente seria realizada pelo Google Meet, mas o grande volume de interessados fez com que a transmissão fosse migrada para o YouTube. Cerca de 400 pessoas assistiram à live. “Considerei o convite honroso. Durante minha vida acadêmica proferi várias palestras sobre assuntos de pesquisa. Apesar de ser muito trabalhoso preparar uma palestra, gosto do desafio e do prazer do contato com os jovens”, conta.

Programação

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site sedep.ufms.br.

Texto: Leticia Bueno