Com o objetivo de evitar contratempos para a comunidade universitária, durante as viagens entre municípios no estado e fora dele, o serviço de transporte em veículos oficiais e por meio de contratação de serviços será suspenso para avaliação nos próximos 45 dias. A determinação foi publicada pela Instrução Normativa 32 GAB/PROADI, de 28 de outubro de 2025.
Para maior entendimento, a Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura realizou, na tarde de ontem (28), uma reunião com todas as direções das unidades acadêmicas (câmpus, faculdades, institutos e escola), e obteve apoio integral para decisão. Durante a reunião, a diretora do Câmpus de Aquidauana, Ana Graziele, reforçou que a ação é de extrema importância para a UFMS. “Só corrobora com todos os cuidados que esta gestão tem tomado para garantir as ações de ensino, pesquisa e extensão, com qualidade, e com a segurança necessária para todos da nossa comunidade acadêmica”.
Segundo o pró-reitor Hercules Sandim, será possível reavaliar as “condições da frota, permitindo que sejam executados diagnósticos detalhados sobre os veículos, a adequação dos contratos de transporte terceirizado e a identificação de oportunidades de otimização de custos e eficiência, alinhadas às boas práticas de gestão pública”.
A principal preocupação é com a comunidade universitária, que utiliza os veículos para atividades acadêmicas e científicas. “Todos sabem as dificuldades orçamentárias e financeiras das Universidades. E por isso um cuidado especial deve ser tomado na manutenção de veículos, ainda mais quando se trata de viagens institucionais, o deslocamento de longas distâncias entre os nossos câmpus ou mesmo para fora do estado”, disse.
Após o período, a Proadi produzirá um relatório detalhado com recomendações e ações para a retomada gradual das viagens.
