Prêmio Dr. Ueze Zahran foi entregue hoje na Universidade

A cerimônia de entrega do Prêmio Dr. Ueze Zahran “Gente que faz história” 2019 foi realizada hoje (15) na UFMS. Os homenageados foram o primeiro reitor da Instituição, médico e criador da Academia de Medicina do estado, João Pereira da Rosa, e o doutor em aplicações, planejamento e estudos militares, diplomado pela Escola de Comando e de Estado Maior do Exército, Coronel Nylson Reis Boiteux. A homenagem é realizada desde 2011 pelo curso de História e pela Faculdade de Ciências Humanas (Fach).

“Neste ano no qual comemoramos os 40 anos de federalização da UFMS e também os 18 anos do curso, homenageamos dois grandes cidadãos sul mato grossenses com o reconhecimento de sua trajetória em prol da educação, ciência e inovação no estado. Agradeço pelo seu empenho e dedicação e reafirmo que sem esse reconhecimento e sem a educação e a ciência não conseguiremos transformar a realidade do nosso povo e reduzir as desigualdades. A UFMS é uma grande família em prol do desenvolvimento de MS e do país”, afirmou o reitor Marcelo Turine.

“Considero esta cerimônia honrosa e profundamente significativa, estou muito grato por este ato”, declarou o Coronel Boiteux, que também citou as impressões positivas registradas por Monteiro Lobato em visita à Campo Grande para ressaltar que “a visão profética do escritor vem se realizando notadamente com o estado adquirindo cada vez mais personalidade política e econômica. A presença da UFMS neste cenário marcou uma nova era no seu desenvolvimento, ao difundir a ciência, o conhecimento, o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação. A efervescência cultural da Universidade, juntamente com as demais instituições de ensino, e a produtividade agropecuária, deram projeção nacional a MS, contribuindo de forma inequívoca para o estado receber duas pastas importantes no atual governo: Saúde e Agricultura”.

O primeiro reitor da Universidade, João Pereira da Rosa, relatou alguns dos percalços superados para a implantação da então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT) e sua posterior federalização e consolidação como UFMS. “O dinheiro para pagar os funcionários da UEMT vinha de Cuiabá, eu tinha de ir pessoalmente buscá-lo. Tomava um ônibus aqui às 20h e chegava lá no outro dia às 8h da manhã e me entregavam o dinheiro em parcelas. Teve uma época em que ia três vezes por mês buscar o recurso, mas nada conseguiu embaraçar o andamento desta universidade, nós persistimos e assim vencemos. Estou sensibilizado com o prêmio e muito agradecido”, disse.

Participaram da cerimônia e parabenizaram também os homenageados o Deputado Federal e ex-aluno de João Pereira da Rosa, Dr. Luiz Alberto Ovando; o Coronel Gilvan Augusto de Farias Junior, representando o General Lourival Carvalho Silva Comandante do Comando Militar do Oeste (CMO) e o professor Daniel Estevão Ramos de Miranda representando a diretora da Fach, Vivina Dias Sol Queiroz.

A solenidade contou com apresentações musicais do pró-reitor de Extensão, Cultura e Esportes da UFMS Marcelo Fernandes e da Banda de Música da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, sob a regência do Subtenente Francisco Correia.

Texto e fotos: Ariane Comineti