No dia 15, no auditório da superintendência do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) aconteceu a entrega de certificados aos preceptores que foram destaque em 2022, promovida pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP).
O termo preceptoria tem como conceito a participação do profissional do serviço no processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de aproximar a formação teórica da prática na atenção à saúde, em direção ao alcance da integração entre o ensino e o trabalho. Ser preceptor é uma tarefa árdua, é ser o professor da prática, o professor da vida real e por isso acreditou-se que a homenagem com a entrega de um certificado é um reconhecimento importante.
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa, realizou pela primeira vez, em julho deste ano, a Pesquisa de Avaliação da Preceptoria das Residências em Saúde do Humap-UFMS/Ebserh. De forma complementar à Pesquisa de Satisfação dos Residentes, realizada anualmente pela Ebserh, esta iniciativa local visa contribuir com o diagnóstico das atividades de ensino em serviço e com a melhoria das atividades de preceptoria nas residências, e as informações subsidiam de modo significativo as tomadas de decisão da GEP e da governança do Humap.
De forma simples e objetiva, os residentes foram convidados a responder a Pesquisa de Avaliação da Preceptoria das Residências em Saúde do Humap-UFMS/Ebserh e, na conclusão, foi lhes perguntado: quais preceptores mais contribuíram para sua formação profissional?
A gerente de Ensino e Pesquisa, Ana Rita Barbieri, explica que muitos nomes foram citados pelos residentes. “Aqui estão os dez preceptores com maior número de citações nos diferentes programas de residência. Sabemos da importância do papel do preceptor na formação acadêmica e quisemos realizar essa homenagem aos mais votados. Para o ano que vem estamos estudando uma premiação mais robusta”, explicou.
Os destaques 2022 foram as médicas Erica Lucca, Keila Maria Lima Miguel Lorenzi, Livia Maria Casachi Bernardes De Melo, Marta Driemeier, Rosangela Silva Rigo; a farmacêutica Elaine de Oliveira Araújo; a odontóloga Ellen Cristina Gaetti Jardim; a fisioterapeuta Fátima Del Fava; a nutricionista Mariana Maroso Molina Iragaray; e o enfermeiro Thiago Martins Quirino.
O superintendente do Hospital, Cláudio César da Silva, elogiou a iniciativa. “Parabéns à GEP, a todos os envolvidos e aos preceptores homenageados. Ações como essa incentivam e reconhecem o empenho e dedicação dos profissionais que influenciam diretamente na formação de nossos estudantes”, enfatizou.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Texto e fotos: Comunicação Humap-UFMS/Ebserh
