Preae realiza visitas técnicas nos campus do interior

Dentre as diversas frentes de trabalho assumidas pela Reitoria da UFMS e dando prosseguimento ao trabalho iniciado ano passado, a equipe da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, por meio da Coordenadoria de Extensão, realizará este ano reuniões técnicas e oficinas de orientação e troca de informações sobre a Política Institucional de Extensão Universitária em todas as Unidades da Administração Setorial da UFMS.

Estas ações tiveram início no ano de 2013, atendendo a uma antiga reivindicação da própria comunidade universitária e, na perspectiva da Administração Central da UFMS, pretendem proporcionar a qualificação, o reconhecimento, a valorização e a visibilidade para a atuação extensionista de seus docentes, discentes e técnico-administrativos. A ação deste ano foi organizada tendo em vista o alcance de objetivos específicos por meio de duas atividades distintas e complementares.

A primeira atividade consistirá de reunião técnica com o objetivo operacionalizar e instrumentalizar o funcionamento das Comissões Setoriais de Extensão, tendo como público-alvo diretores e membros da Comissão Setorial de Extensão. Já a segunda atividade é dirigida a todos os extensionistas de cada Unidade e objetiva promover a orientação e a troca de informações entre os participantes, com vistas ao fortalecimento da Política Institucional de Extensão Universitária.

As atividades nos Câmpus do Pantanal (Corumbá) estão agendados para os dias 28 (tarde) e 29 (manhã) de maio de 2014, enquanto o Câmpus de Aquidauana agendou as atividades para o dia 30 (manhã e tarde) de maio. o Câmpus de Coxim, por seu turno, agendou a ação para os dias 10 (noite) e 11 (manhã) de junho.

A Coordenadoria de Extensão/Preae encaminhou comunicado a todas as Unidades e está aguardando os pronunciamentos para conciliar as agendas externas e internas, sendo a expectativa que estes momentos ocorram em todas as Unidades da Administração Setorial entre os meses de maio e julho do ano corrente.

Segundo o professor Valdir Souza Ferreira, Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, “a extensão universitária, inclusive em obediência ao dispositivo constitucional, vem passando por um processo de depuração e aprimoramento de escopo, de metodologias e de relacionamento interinstitucional que, necessariamente, precisa ter como foco a contribuição da UFMS para com as demandas da sociedade sul-mato-grossense, razão primeira de sua existência”.

Ainda segundo o Pró-Reitor da Preae, por meio da extensão universitária a UFMS pode e precisa viabilizar a construção de novos saberes, por meio do diálogo crítico com os segmentos sociais e comunidades com as quais se relaciona, assim como promover a formação técnica, científica e cidadã de seus discentes.