Durante três dias a UFMS sediará palestras, debates e oficina do evento de extensão “Água na Academia: da pesquisa a divulgação”, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado em 5 de junho. A programação teve início hoje (4) com o “Abrace o Lago”, ação em parceria com a Águas Guariroba, que promoveu o plantio de mudas de árvores nativas do cerrado no entorno do Lago do Amor.
A professora Synara Broch, coordenadora do evento, explicou que o objetivo é trazer a sociedade, os usuários de água e o poder público, responsável pelo gerenciamento hídrico, mais próximos da Universidade, para a troca de informações e encaminhamento de pesquisas e estudos que atendam às demandas. “Especificamente essa ação simbólica no Lago do Amor nos remete ao ambiente multidisciplinar onde realizamos diversas atividades e que deve ser preservado. Queremos recompor a mata ciliar e conscientizar os participantes da preservação ambiental”.
“Temos desenvolvido junto à UFMS parcerias em busca de soluções sustentáveis para a preservação dos recursos hídricos e meio ambiente, essa ação no Lago do Amor é importante, pois ele é utilizado não só pela comunidade universitária, mas por toda a sociedade também para o lazer”, disse a diretora presidente da Águas Guariroba, Lucilaine Medeiros.
O reitor Marcelo Turine afirmou que nessa semana de comemoração é importante que as universidades mostrem seus resultados para a sociedade, revelando a importância que tem o ensino, a pesquisa e a extensão para o desenvolvimento do país. Lembrou ainda que o Lago do Amor é um dos tesouros de Campo Grande e que a energia de professores, técnicos e alunos da UFMS está voltada para pesquisas que visam a contribuir para a preservação da biodiversidade e do meio ambiente.
Para a acadêmica de Engenharia de Produção Gabriela Cardoso “a interação com meio ambiente diz tudo sobre quem somos no mundo. A academia está aqui para aprender e interagir com o meio ambiente, buscar o que podemos melhorar não só onde vivemos, mas no mundo inteiro. Sem a natureza não vivemos, não adianta produzir e não visarmos à qualidade de vida que o meio ambiente nos traz”, ressaltou.
O evento “Água na Academia: da pesquisa a divulgação” é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), que, de acordo com Fábio Veríssimo Gonçalves, representante da ABRHidro e professor da UFMS, é uma das maiores divulgadoras da ciência hídrica no Brasil. “A interlocução entre as duas instituições permite justamente a divulgação das pesquisas e resultados da UFMS nessa área”, explicou.
A programação terá continuidade hoje, amanhã e quarta-feira. Confira mais informações aqui.
.









