PET Saúde Interprofissional apresenta propostas em conferência nacional

Entre os dias 4 a 7 de agosto foi realizada a 16ª Conferência Nacional de Saúde – Democracia e Saúde e a UFMS foi representada no evento pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Saúde Interprofissional, do Instituto Integrado de Saúde (Inisa).

O professor do curso de Enfermagem, Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, a acadêmica Camila de Carvalho Krugel e a enfermeira da Secretária Municipal de Saúde (Sesau), Kassandhra Pereira Zolin, participaram da conferência com o objetivo de apresentar as propostas do PET Saúde Interprofissional sobre saúde e educação.

As propostas inicialmente haviam sido apresentadas no dia 5 de abril, na conferência “Saúde e educação: pública, gratuita, universal, integral e de qualidade”, evento realizado em parceria com a Sesau para inaugurar as atividades do PET. A conferência seguiu os trâmites propostos pelo Conselho Nacional de Saúde e o número de participantes no evento possibilitou, de acordo com o regimento, a eleição de três representantes responsáveis por encaminhar nossas propostas a nível nacional.

“Os três indicados durante os dias do evento discutiram propostas de políticas públicas sobre a saúde como direito, a consolidação e o financiamento do SUS. As propostas, após discutidas, foram votadas por cerca de cinco mil delgados de todo o país e irão compor o relatório consolidado que ajudará na construção do Plano Plurianual 2020/2023”, explica o professor Rodrigo.

Texto: Leticia Bueno