Pesquisadores têm nova oportunidade para solicitar apoio para manutenção de equipamentos

Até 31 de outubro, pesquisadores podem submeter propostas para solicitar apoio à manutenção preventiva ou corretiva de equipamentos instalados em laboratórios de pesquisa, extensão tecnológica e inovação. Para tanto, foi criada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) uma nova faixa de financiamento no edital Nº 131/2025.

De acordo com o pró-reitor Fabrício Frazílio, o objetivo é fortalecer a infraestrutura de pesquisa e inovação da UFMS, ampliando as condições de participação da Universidade na próxima carta convite da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Faixa 3, diferentemente das demais categorias, não possui limite máximo de valor e permite a inclusão de propostas que atendam aos critérios definidos pela Finep. “Isso permite que a Universidade aproveite tanto o passivo de propostas já aprovadas como novas submissões, garantindo que possamos apresentar uma proposta institucional robusta e representativa das necessidades de nossos laboratórios”, ressalta. O lançamento da chamada nacional da Finep está previsto para esse mês e deve ter prazo de 20 dias para submissão.

As propostas devem ser enviadas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). “A infraestrutura laboratorial é um dos pilares para a geração de conhecimento científico. Ao garantir que os laboratórios estejam operacionais, a ação fortalece diretamente a capacidade de produção e publicação científica dos grupos de pesquisa da UFMS. Isso se reflete no aumento do número e da qualidade dos artigos científicos, dissertações, teses, patentes e outras produções técnicas vinculadas às ações de pesquisa”, explica Frazílio.

Para solicitar, é necessário ser servidor efetivo, pesquisador visitante ou pesquisador sênior voluntário com vínculo institucional vigente com a UFMS até a prestação de contas; ter currículo na Plataforma Lattes; registro no Open Research and Contributors Identification; e não possuir qualquer pendência como coordenador de projeto com a Propp e com a UFMS.

Já os laboratórios devem ter cadastro no Sigproj, além da proposta estar vinculada a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e, ainda, atenderem aos critérios da chamada da Finep.

Texto: Vanessa Amin e Rúbia Pedra