Pesquisadora espanhola palestra sobre papel da escola na saúde e reintegração escolar

Foi realizada hoje, 22, a Aula Magna “O papel da escola na saúde e na doença. A importância da reintegração escolar”, promovida pelo Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar.

A palestrante da noite foi Maria Cruz Molina Garuz, doutora em Medicina, mestre em Promoção e Educação para a Saúde, professora da Universidade de Barcelona e professora e pesquisadora em Pedagogia Hospitalar, Promoção da Resiliência em Saúde. Maria Cruz também é fundadora do mestrado em Pedagogia Hospitalar ao longo da Vida e da Pós-Graduação em Pedagogia Hospitalar, e membro honorário da Rede Latino-Americana e Caribenha pelo Direito à Educação de Crianças, Meninas e Jovens Hospitalizados ou em Tratamento. 

Por conta do fuso-horário entre Campo Grande e Barcelona, local de residência da professora Maria Cruz, sua palestra foi gravada previamente e legendada em português, para democratizar o conteúdo.

Segundo a professora Jucélia Linhares Granemann de Medeiros, coordenadora do curso, o tema da Aula Magna foi escolhido devido a necessidade de discussão e reflexão acerca da hospitalização e do adoecimento do aluno pela escola. “O professor e demais membros, estando conscientes, respeitosos e entendedores desse processo, em muito contribuirão na aprendizagem, desenvolvimento social e psicológico de cada aluno atendido”. Ela também reforçou que a palestrante, Maria Cruz, é renomada nesta área e aceitou prontamente participar do evento.

A vice-reitora Camila Ítavo esteve presente para prestigiar a Aula Magna e, em seu discurso, elogiou a equipe de professores e acolheu os cursistas. “Falo para os cursistas: bem-vindos à nossa Universidade. O trabalho é feito em equipe com muito amor, dedicação e esmero. Temos uma missão muito linda que é formar jovens e formar professores, formar cursistas como vocês, para transformar a realidade própria, melhorar a condição de trabalho e também poder atuar na transformação de realidades dos nossos estudantes, realidades de todo o país. É com grande alegria que hoje estou aqui”, declarou.

O evento foi promovido pelo Instituto de Biociências (Inbio) da UFMS e pelo Ministério da Educação (MEC), representado na Aula Magna pela professora e coordenadora-geral Rosana Cipriano. A transmissão da TV UFMS contabilizou mais de 230 espectadores de todo Mato Grosso do Sul e diversos outros estados do país.

Texto: Leticia Bueno