Pesquisa realizada na Facom foi premiada em competição

O projeto “Onboard: plataforma eletrônica para monitoramento de fontes de água” desenvolvido no Laboratório de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (LSCAD) da Faculdade de Computação (FACOM) ficou com a 4ª colocação geral na Competição de Sistemas Embarcados da Intel no 6º Simpósio de Engenharia de Sistemas de Computação (SBESC 2016).

dsc_1025A pesquisa foi realizada pelos acadêmicos Clara Hayashi, Paulo Soken e Leonardo Cessel, sob a orientação do professor Ricardo Ribeiro dos Santos, e teve como objetivo utilizar equipamento autônomo dotado de sondas e sensores para monitorar em tempo real a qualidade das fontes naturais de água e fornecer informações sobre o índice de qualidade da água. O projeto foi premiado dentre outros 47 de todas as regiões e várias instituições do País.

Segundo o professor existem quatro fases de avaliação, na primeira, o grupo de estudantes, com no máximo três estudantes e um professor tutor, submete uma proposta de projeto. Essa proposta é analisada por três avaliadores. Na segunda fase o desenvolvimento parcial do trabalho é avaliado por meio de um relatório e os aprovados podem participar das fases três e quatro que são classificatórias. Na terceira fase, cada grupo apresenta oralmente e pessoalmente seu projeto por 10 minutos, em inglês, para uma banca de avaliadores. As perguntas da banca e respostas devem ser também em inglês. Por fim, na quarta fase, cada grupo apresenta e demonstra seu projeto em um dia inteiro durante a feira de projetos, que é visitada pelos avaliadores e demais participantes do SBESC. Os avaliadores então classificam os projetos conforme seus desempenhos na apresentação oral em inglês, na apresentação e demonstração do projeto durante a feira e na análise de um relatório final em inglês previamente enviado pelo grupo.

dsc_1029“A colocação dos alunos da UFMS representa o reconhecimento ao esforço e dedicação deles. Quem transitou pelo LSCAD nos dois últimos meses deve ter notado o constante trabalho desses colegas, que contaram com a colaboração também de outros alunos e técnicos dos laboratórios no estudo sobre IQA e parâmetros dos índices de qualidade da água, visitas nos laboratórios da Sanesul, desenvolvimento da infraestrutura física da plataforma, projeto dos circuitos eletrônicos, desenvolvimento de sistema na nuvem, e tantas outras atividades desse projeto”, ressalta o professor.

Ainda de acordo com o professor como reconhecimento à qualidade do trabalho e à participação da UFMS por dois anos consecutivos no evento, a Intel realizou a doação de mais 10 kits Galileo para serem utilizados nas atividades didáticas e projetos científicos dos estudantes da Universidade.

Fonte: LSCAD

Fotos: Cedidas pelo professor