Pesquisa indica que 84,8% dos usuários estão satisfeitos com o atendimento no Hospital Universitário

Dados da Ouvidoria do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) revelam que 84,8% dos usuários estão satisfeitos com o atendimento recebido na instituição. As informações foram coletadas durante a pesquisa de satisfação do usuário, de maio a dezembro de 2022, com pacientes e acompanhantes. 

“Os excelentes resultados da PSU 2022 refletem a satisfação dos usuários com os serviços prestados, que são realizados por nossos colaboradores, de todas as áreas, o que é muito gratificante e motivador. De modo geral todos os itens foram muito bem avaliados, mas os que obtiveram maior nota foram os referentes aos atendimentos ofertados, o que traduz que nosso capital intelectual continua sendo nossa maior referência enquanto instituição pública de ensino que presta assistência à população”, ressalta a ouvidora do Hospital Universitário, Karulina Borges da Silva Tonioli.

A pesquisa foi realizada com a aplicação de um questionário on-line, com perguntas referentes ao atendimento no ambulatório, atendimento na internação, estrutura, refeições, roupa, limpeza e lixo. Em 2022 foram entrevistadas 1.959 pessoas no Hospital Universitário, tanto nas enfermarias quanto nos ambulatórios e recepções. Desse quantitativo, 1.066 eram pacientes e 893 dos entrevistados eram acompanhantes ou familiares.

Dos 1.959 formulários respondidos, 371 foram referentes ao atendimento na internação, 401 referentes ao atendimento no ambulatório, 389 sobre estrutura, 374 sobre limpeza e 436 referentes à refeição. 

Quantos à satisfação com o atendimento geral ofertado no Hospital, 84,8% dos entrevistados declararam estarem satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento recebido. Entre os usuários, 95,20% afirmaram que indicariam o hospital a algum familiar. 

Os itens que obtiveram os maiores índices de satisfação foram os relacionados aos atendimentos oferecidos nas recepções dos ambulatórios e internação; atendimento da equipe médica e demais profissionais da saúde que atuam tanto nos ambulatórios quanto na internação. Desses itens o que obteve maior nível de satisfação foi o atendimento da equipe médica dos ambulatórios, que recebeu nota 9,49.  

A pesquisa de satisfação é um importante instrumento para o diagnóstico a partir da percepção do público em relação à qualidade dos serviços prestados e contribui para a elaboração de ações direcionadas à melhoria institucional. O relatório indica o nível de satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde, que utilizam os diversos serviços prestados pelo HU. É utilizado também para exaltar os pontos positivos, motivar colaboradores e boas práticas, assim como identificar questões que precisam de ajustes.  

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Humap-UFMS/Ebserh